Como definir preço de produtos

como definir preço de produtos
Como definir o preço de produtos

Como definir preço de produtos – Definindo meu preço de venda

Um de nossos seguidores nos enviou uma mensagem com uma dúvida sobre como calcular o preço de venda do seu produto/serviço, então resolvemos escrever esse post para ajudar quem tem essa dificuldade e não sabe por onde começar.

Vamos separar esse processo de definição do preço em três partes: os cálculos, o mercado e a junção dos dois. 

Para efeitos práticos, vamos considerar uma empresa que vende apenas um produto. Você pode fazer uma média com todos os produtos que vende, transformando tudo em uma “cesta média de produtos”.

1 – OS CÁLCULOS

Você precisa colocar na ponta do lápis todos os custos e despesas da sua empresa para saber quanto custa vender cada produto ou serviço.

Se você ainda não registra suas movimentações financeiras separando em categorias de receitas e despesas, essa tarefa fica muito difícil de ser executada. A chance dos números ficarem distorcidos é muito alta devido ao provável esquecimento ou desconhecimento de algumas despesas. Nos outros posts falamos muito sobre isso, portanto recomendamos que você dê uma olhada.

Com os devidos números em mãos, você vai calcular o custo total do seu produto. Começamos pegando o custo dos insumos ou do produto. No caso de uma hamburgueria seria necessário pesar todos os ingredientes e calcular o custo de cada um deles. Digamos que após fazermos essa conta, chegamos ao valor de R$10,00 em insumos. 

Além dos insumos, é necessário calcular os impostos a serem pagos, o que vai variar de acordo com seu regime tributário e tipo de serviço/produto vendido. Peça ajuda a seu contador para fazer essa parte! Considere também gastos com taxa de cartão de crédito (taxa de venda e antecipação também) e taxas de comissão de vendas, se houver. Todos esses valores somados, no geral, formarão uma alíquota em cima do valor de venda que você ainda vai definir. Vamos supor que nesse caso os impostos, taxas de cartão e comissões representam uma taxa total de 15% do valor de venda. Guarde esse número.

Com os devidos registros, você saberá as despesas fixas da sua empresa (aquelas que são pagas todo mês no mesmo valor independente das suas vendas). Vamos supor que as despesas fixas da sua empresa sejam de R$10.000,00.

Lembre-se de todos esses números. No final vamos utilizá-los.

  • Custo do produto: R$10,00
  • Taxa em cima do valor de venda: 15%
  • Despesas fixas: R$10.000,00

2 – O MERCADO

Não importa quantas contas você faça, o preço é determinado pelo mercado, ou seja, por quem compra e por quem vende. 

Quem compra, no caso o seu cliente, tem que estar disposto a pagar o preço que você determina levando em consideração fatores como qualidade, concorrência, percepção de valor, custo x benefício, entre várias outras questões tangíveis e intangíveis. Há estabelecimentos que vendem um hambúrguer por R$15,00 e outros que vendem por R$40,00, mas entram em conta muitos aspectos como qualidade, experiência do cliente, nome da marca, tradição, novidade, entre outros aspectos.

Seu cliente nunca vai parar para fazer as contas de quanto custa para uma empresa vender um produto, ele só quer saber quanto vai pagar e se pode encontrar o mesmo produto por um preço menor. Dessa forma, quem vende (seus concorrentes) também influenciam no seu preço de venda. Não adianta você colocar um produto a R$100,00 se o seu concorrente ao lado vende pela metade do preço o mesmo produto, da mesma forma, sem diferença alguma. 

Digamos que após toda uma pesquisa de mercado você tenha chegado a conclusão de que R$30,00 seria um preço justo para vender seu produto.


3 – UNINDO OS CÁLCULOS COM O MERCADO


Com base nos números citados anteriormente, é hora de juntar todas as informações! Se as taxa em cima do valor de venda representam 15% do valor de venda e você pretende vender o produto a R$30,00, então há um custo de R$4,50 em taxas, que somadas ao custo de R$10,00 representam então um custo de R$14,50. Com esse custo, sobram R$15,50 que vão pagar as despesas fixas e te gerar o lucro.

Agora eu te pergunto. Quantos hambúrgueres seria necessário vender para pagar os R$10.000,00 de despesas fixas? Dos R$30,00, R$14,50 são custo de insumos, taxas e impostos e sobram R$15,50 para pagar despesas fixas e gerar lucro, é só dividir R$10.000,00 por R$15,50. Dessa forma, seria necessário vender 645 unidades do seu produto para pagar as despesas fixas, sem gerar lucro, mas sem ficar com dívidas.

Com base nesses números você vai precisar se questionar: consigo vender essa quantidade de produtos em um mês? Se sim, você está no caminho certo. Tudo o que você vender além dessas 645 unidades te farão ter lucro.

Recomendamos que você faça essa conta mudando a variável do valor de venda. Refaça as contas com o seu produto sendo vendido a R$25,00 ou a R$28,00 e vejo o impacto que isso trás para a sua empresa. Ao longo do tempo você vai refazendo as contas, atualizando os preços de insumos, taxas, impostos e despesas fixas.

O preço do seu produto deve ser suficiente para pagar os custos e despesas e ainda te gerar lucro, algo que você só vai conseguir se parar para olhar os números. 

Obs: existem diversos métodos para definir o preço de um produto/serviço e existem muitos detalhes que influenciam. Esse texto representa uma maneira prática e simplificada, mas eficaz, de formar o preço do seu produto.

E aí, ficou mais claro como definir preço de produtos?

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