Lojas Renner
06 de dezembro de 2022
O grupo Renner
O Grupo Renner é composto pelas marcas Renner, Camicado, YouCom, Ashua, Realize CFI e Repassa, que juntas possuem mais de 600 lojas no Brasil, Argentina e Uruguai. Enquanto a Renner é o maior varejista especializada em moda, a Camicado é especializada em Casa & Decoração, a YouCom busca atingir o público jovem, a Ashua é uma marca Plus Size, a Realize oferece cartões de crédito e a Repassa é o maior brechó online do Brasil.
Receita total
As receitas do grupo vêm subindo constantemente ao longo dos últimos anos, com exceção da queda em 2020 por causa da covid-19, conforme tabela abaixo:
Custos
Os Custos de Produtos, Mercadorias e Serviços vendidos em comparação às Vendas de Produtos e Serviços ficaram em média 37,5% ao longo desse período com pico de 43,2% em 2008 que caiu lentamente até 2014 e se manteve estável até 2019. Em 2020 o indicador voltou a subir também por causa da pandemia, mas vem se reduzindo nos últimos períodos.
Despesas com pessoal
As despesas com pessoal em relação às vendas têm subido gradualmente, passando de 8,9% em 2008 para 12,2% em 2021.
Impostos
O Grupo Renner pagou em média 21,2% em impostos em relação ao faturamento bruto entre 2008 e 2022. Abaixo está o gráfico completo:
Lucros e Prejuízos
Desde 2008 a companhia vinha obtendo lucros crescentes todos os anos, mas em 2020 apresentou a primeira queda. Em 2021 o resultado se agravou por causa da pandemia. Para 2022 foi feita uma projeção simplificada pela Roama para um lucro de R$1.080 milhões com base nos dados obtidos de janeiro a setembro de 2022.
A lucratividade em relação atingiu 11% em 2020 e sofreu uma forte queda para 4,8% em 2021, mas voltou a 7,3% em 2022. A média de todo o período é de 7,7%.
Número de lojas
Uma das estratégias do grupo para conseguir faturamentos e lucros cada vez maiores foi expandir a sua presença com diferentes marcas e lojas em diversos pontos pelo país. A Camicado foi adquirida em 2011, a YouCom foi lançada em 2013 e a Ashua em 2016. Abaixo está a lista da quantidade de lojas por marca:
É possível notar que mesmo durante a pandemia a companhia continuou expandindo suas operações. Outro ponto importante referente ao número de lojas é que com frequência unidades que não estejam atingindo os resultados esperados são fechadas.
Inadimplência
A inadimplência tem atingido valores expressivos nos últimos meses e de acordo com uma projeção simplificada pode atingir uma provisão de perdas de R$914 milhões em 2022, um valor quase três vezes maior do que o de 2021. Esse fenômeno tem atingido não só a Renner, mas diversas empresas brasileiras por causa do alto endividamento das famílias. Ao mesmo tempo, a companhia admite que existe uma tendência de melhora da inadimplência para os próximos meses.
O que podemos aprender com o grupo
O mercado de vestuário tem uma concorrência muito forte e segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE, seu volume de vendas hoje é inferior ao ano de 2013, o maior volume da série histórica. Mesmo assim o Grupo Renner tem feito seu faturamento e consequentemente, assim como seus resultados.
Marketing e vendas
- Ao longo dos últimos anos o Grupo Renner lançou marcas novas e adquiriu mais uma como forma de diversificar suas fontes de receita e atingir mais pessoas. Além disso, expandiu sua operação para Argentina e Uruguai aproveitando a proximidade e a cultura parecida com a região sul do Brasil;
- As vendas online já representam 14,5% das vendas do grupo. Além de abrir novas unidades a empresa tem buscado atender seus clientes em diferentes canais;
- A empresa tem investido tempo e dinheiro em redes sociais para se comunicar com seu púbico. Só no terceiro trimestre de 2022 foram feitas 13 lives no instagram e parcerias com 970 influencers. Não por acaso a marca se tornou a maior varejista em número de seguidores na rede social.
- Lançamento do programa de fidelidade para recompensar clientes mais assíduos
- Lançamento da plataforma financeira Orbi Bank com conta digital, cashback e pagamento pix. Dessa forma a empresa consegue aumentar seus receitas financeiras ao intermediar o dinheiro de seus clientes e fornecedores.
- Aproximadamente 10,6% da receita operacional bruta da empresa vem dos serviços de crediário e empréstimos enquanto o restante é da venda de produtos.
Custos e despesas
- Ao mesmo tempo em que abre novas lojas, a companhia fecha as unidades que tem baixa performance para garantir a sustentabilidade financeira do negócio
- A empresa tem investido forte na logística, integrando sistemas para ter uma entrega mais rápida e eficiente. Atualmente 51% das entregas de pedidos da internet são feitos em até 48 horas no Brasil inteiro.
- A depreciação chegou a 7,9% das receitas operacionais
- Foram investidos em publicidade aproximadamente 2,9% do faturamento em 2022 até o momento
Resumo
A empresa tem buscado sempre uma expansão através de novas lojas, novas marcas e pela digitalização do processo de vendas e tem conseguido obter bons resultados. Apesar da forte concorrência e um setor que tem enfrentando problemas nos últimos anos, o Grupo Renner tem buscado dominar todos os espaços para não dar chances aos seus concorrentes.
A forte expansão vem acompanhada de um controle de custos e despesas bem efetivo que vem garantindo a lucratividade do negócio ao longo dos últimos anos. Um dos maiores desafios do momento é segurar a inadimplência ao mesmo tempo que em que as vendas estão se retomando após a normalização da vida desde o início da pandemia da covid-19.
Veja também: Relatório do Burger King Brasil (Grupo Zamp)
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Este relatório foi elaborado a partir de informações publicadas no site de relações com o investidor da Renner.