Relatório C&A
13 de dezembro de 2022
A C&A
Presente em mais de 24 países a C&A chegou ao Brasil em 1976 com a missão de oferecer o melhor da moda por preços acessíveis. Nesse relatório vamos analisar os resultados da empresa aqui no Brasil.
Receita total
De 2016 a 2019 as receitas da empresa vinham crescendo em um ritmo médio de 6,1% ao ano até cairem quase 28% em 2020 por causa da pandemia. Estamos projetando um crescimento de 5,9% em 2022 na comparação a 2021. Na média a empresa teve um crescimento de 3,9% ao ano, o que pode ser considerado baixo já que a inflação média do período é superior a 5%.
Custos
Os Custos de Produtos, Mercadorias e Serviços vendidos em comparação às Vendas de Produtos e Serviços ficaram em média 45% ao longo desse período e vem caindo nos últimos anos até chegar em 37,6% em 2022, um bom indicador em comparação a outras empresas do setor.
Despesas com pessoal
As despesas com pessoal, assim como a Renner e Lojas Marisa tem ficado entre 10% e 12% em comparação ao faturamento.
Lucros e Prejuízos
A empresa tem se alternado entre prejuízos e lucros nos últimos anos. Enquanto as receitas não crescem de forma expressiva, o pagamento de empréstimos e juros tem se elevado para financiar a expansão da empresa, assim como seus ativos tem se depreciado cada vez numa proporção maior do que sua receita. Ou seja, embora a companhia esteja fazendo esforços para crescer, suas receitas tem crescido abaixo do necessário e consequentemente seus resultados tem sido insatisfatórios.
O ano de 2019 foi atípico e apresentou um resultado muito expressivo por causa de créditos tributários e suas atualização monetária que somam mais de R$1,2 bilhões. Sem esse fator o resultado final seria negativo.
Número de lojas
A empresa vem em um momento de forte expansão do número de lojas, conforme gráfico abaixo.
Endividamento
Com os recentes prejuízos financeiros e plano de expansão a empresa precisa se financiar de algum modo. Para isso em 2022 sua dívida líquida (empréstimos em aberto menos o que tem em caixa) aumentou bastante, o que deve impactar os resultados dos próximos anos com amortizações e juros mais pesados. O valor de 2019 está negativo pois foi realizado o IPO da empresa (venda de ações na bolsa de valores) nesse ano e o dinheiro captado foi utilizado para quitar todos os empréstimos.
O que podemos aprender com o grupo
O mercado de vestuário tem uma concorrência muito forte e segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE seu volume de vendas hoje é inferior ao ano de 2013, o maior volume da série histórica. Enquanto concorrentes como as lojas Renner tem se sobressaído e passado por cima das dificuldades do mercado, as Lojas Marisa e a C&A tem sofrido no setor. A C&A está tentando reverter a situação colocando seu plano de expansão para funcionar e investindo em vendas digitais.
Abaixo temos um resumo das principiais informações da empresa:
- 15% das vendas são feitas através de canais digitais. Desse total, 60% é feito através do WhatsApp;
- 14% das vendas são realizadas pelos cartões da loja;
- São 22,9 milhões de clientes fiéis cadastrados na empresa;
- Clientes que possuem o cartão C&A costumam comprar com mais frequência e tendem a ter um gasto total 80% maior do que os consumidores que pagam de outra forma;
- Apesar de ter obtido alguns resultados ruins nos últimos anos a empresa está constantemente buscando expandir suas operações;
- A empresa tem investido em tecnologia e melhores processos para otimizar seu estoque, facilitar o controle, reduzir o capital parado e entregas mais rápidas no e-commerce;
- Para diversificar suas fontes de receita são vendidos além de roupas, smartphones, relógios e itens de beleza;
- Os itens de beleza representam 15% das vendas da empresa.
DISCLAIMER: As informações contidas neste relatório C&A não constituem, nem tampouco devem ser interpretadas como um conselho, recomendação, oferta e/ou solicitação para compra ou venda de ações, títulos, valores mobiliários e/ou de quaisquer outros instrumentos financeiros.
Este relatório foi elaborado a partir de informações publicadas no site de relações com o investidor da C&A.
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