Relatório Arezzo

Relatório Arezzo & CO

Relatório Arezzo & CO

26 de dezembro de 2022

 

A empresa

Ao longo dos anos a Arezzo tem criado e adquiridos marcas para dominar o mercado da moda brasileiro além de expandir suas operações também para o exterior. A Arezzo&CO é composta pelas marcas de calçados abaixo, cada uma com um foco diferente para atender à necessidade dos mais diversos públicos. Em 2020 a AR&CO foi criada ao incorporar o Grupo Reserva e adicionar novas marcas do segmento de vestuário.

Marcas Arezzo & CO
Marcas Arezzo & CO

Todos os dados e indicadores financeiros desse relatório são baseados na Demonstração de Valor Adicionado divulgados pela própria empresa.

 

Receita total

A companhia vinha com um crescimento de faturamento constante até ter a primeira queda de vendas durante a pandemia em 2020, um ano muito difícil para todo o mercado de calçados. A empresa decidiu não ficar parada esperando e em plena pandemia fez a incorporação do Grupo Reserva e em 2021 já começou a colher os frutos, mas não parou por aí. Como podemos ver está projetado para 2022 um crescimento fantástico de mais de 31% com relação a 2021.

Receitas Arezzo
Receitas Arezzo

Em 2022, até o terceiro trimestre, 23% da receita veio das Franquias, 25% das Multimarcas, 20% de lojas próprias, 20% da internet e 11% de vendas ao exterior.

Origem das receitas Arezzo
Origem das receitas Arezzo

 

Custos

Os Custos de Produtos, Mercadorias e Serviços vendidos em comparação às Vendas de Produtos e Serviços ficaram em média 51,8% ao longo desse período e vem caindo nos últimos anos até caírem para 47% em 2022.

Custo Arezzo
Custos Arezzo

 

Despesas com pessoal

Assim como as outras empresas listadas na bolsa do setor de vestuário a proporção de despesas com pessoal em relação ao faturamento tem ficado entre 10% a 12% nos últimos anos.

Pessoal Arezzo
Pessoal Arezzo

O número de colaboradores andou relativamente estável por muitos anos, mas desde a incorporação do Grupo Reserva foi triplicado embora o custo em relação ao faturamento não tenha se elevado.

Número de funcionários Arezzo
Número de funcionários Arezzo

 

Lucros e Prejuízos

Os lucros da empresa tem acompanhado o faturamento, ficando sempre entre 8% e 10% com exceção do ano de 2020 que atingiu um resultado de 2,6% do faturamento. Os números são melhores do que a de outras empresas do setor e a companhia tem conseguido manter a consistência apesar de todas as dificuldades econômicas do país.

Lucro e prejuízo Arezzo
Lucro e prejuízo Arezzo

 

Número de lojas

Para que o faturamento crescesse tanto foi necessário também abrir novas lojas. Desde 2010 a empresa triplicou a quantidade de estabelecimentos e atualmente 18% das lojas são próprias no Brasil enquanto as demais são franquias também no Brasil. Após atingir um pico de 15 lojas no exterior em 2019 atualmente a marca possui 11 unidades fora do país.

Número de lojas Arezzo
Número de lojas Arezzo

 

A marca Arezzo tem reduzido seu número de lojas desde 2020, a Schutz teve um pico de lojas em 2019 e está estagnada desde então e as marcas Fiever e Alme também tem fechado lojas nos últimos anos. Em contrapartida a marca Ana Capri tem crescimento muito e as lojas AR&CO que representam os segmentos de vestuário tem crescido nos últimos meses. Abaixo temos a relação de lojas totais no Brasil por marca:

Lojas Arezzo por marca
Lojas Arezzo por marca

 

Peças vendidas e ticket médio por peça

É possível ver que a empresa tem conseguido vender cada vez mais produtos e após anos com um ticket médio por produto estagnado em 2021 e 2022 a empresa tem conseguido subir seu preço médio.

Total de produtos vendidos Arezzo
Total de produtos vendidos Arezzo

 

O que podemos aprender com o grupo

Não há dúvidas que a Arezzo é um sucesso enorme de vendas e resultados enquanto boa parte das empresas do setor de vestuário tem sofrido muito com a crise econômica do país. A empresa tem criado e adquiridos novas marcas, investido em formatos de lojas diferentes (próprias, franquias, vendas para multimarcas e vendas para fora do país), investido nas vendas online (marketplace próprio e parceria com o Mercado Livre)

Abaixo temos um resumo das principiais informações da empresa:

  • Forte investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, Marketing, Comunicação e desenvolvimento de novos modelos e tendências da moda;
  • Todas as suas marcas tem um público bem segmentado para atender as mais diversas exigências dos consumidores;
  • Nem todas as marcas tem crescido nos últimos anos em número de lojas, como a Arezzo e Schutz, mas mesmo assim elas tem conseguido crescer em faturamento por serem vendidas também para lojas multimarcas;
  • Diversificar as fontes de receita tem sido imprescindível para o crescimento da empresa e a conquista de bons resultados financeiros;
  • A companhia tem tomado diversas medidas para atuar no mercado online, seja com ecommerces próprios de cada marca, parcerias com marketplaces conhecidos ou por operações próprias que englobam todas as suas marcas;
  • De 2017 a 2022 o total de impostos em comparação à receita tem sido em média de 5,6%, um patamar muito abaixo de outras empresas do setor. A empresa tem obtido muitos créditos de tributos que são recuperados.
  • Mesmo com fortes investimentos a empreso tem mantido níveis saudáveis de endividamento;

 

DISCLAIMER: As informações contidas neste relatório Arezzo não constituem, nem tampouco devem ser interpretadas como um conselho, recomendação, oferta e/ou solicitação para compra ou venda de ações, títulos, valores mobiliários e/ou de quaisquer outros instrumentos financeiros.

 

Este relatório foi elaborado a partir de informações publicadas no site de relações com o investidor da Arezzo.

 

Veja também: 

Relatório do Burger King Brasil (Grupo Zamp)

Relatório do Grupo Renner

Relatório das Lojas Marisa

Relatório C&A

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