Ao investir em um fundo de investimento, você estará comprando cotas (pedaços) do fundo que é administrado por um gestor teoricamente mais capacitado, que utiliza instrumentos e técnicas mais sofisticadas de gestão de risco.
Cada fundo tem seu próprio objetivo de rentabilidade, mas isso não é obrigatoriamente garantia de sucesso. Como os fundos são conglomerados de investidores e tem maior volume, o gestor consegue diversificar melhor suas aplicações, bem como negociar taxas mais atrativas em algumas operações. Os fundos são boas opções para quem quer obter uma rentabilidade superior em relação aos investimentos tradicionais, porém não tem tempo para acompanhar diariamente o mercado financeiro.
Uma desvantagem dos fundos é que não contam com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Os CDB’s por exemplo são cobertos pelo FGC. Apesar disso, o fundo tem um CNPJ próprio e mesmo que aconteça uma tragédia com o banco ao qual ele está vinculado, o fundo mantém-se intacto, pois é independente.
Antes de investir em um fundo, sempre observe no regulamento e no prospecto:
- Público alvo
- Objetivos e política de investimentos
- Fatores de risco
- Aplicação e resgate
- Taxas de administração, performance, ingresso e saída
- Tributação
- Direitos dos cotistas
Observe também a classificação do fundo. Ele pode ser:
- Fundo de curto prazo
- Referenciado
- Renda fixa
- Ações
- Cambial
- Dívida externa
- Multimercado
Procure também conhecer o histórico do fundo e do gestor antes de tomar sua decisão! Você suou muito para ganhar esse dinheiro que está prestes a aplicar!
Quer saber mais? Inscreva-se na nossa Lista VIP e siga-nos nas redes sociais:
Lista VIP: https://roamagestao.com.br/lista-vip
Instagram: https://instagram.com/roamagestao/
Facebook: https://www.facebook.com/roamagestao/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCv6Eo7otgYy3_8WoS6XfLTA