O que devemos analisar ao escolher um investimento?
Podemos pensar em três principais pontos:
-Rentabilidade (+)
-Risco (-)
-Liquidez (+)
Um investidor “racional” procura sempre um investimento com a maior rentabilidade, a maior liquidez e o menor risco possível. Há uma máxima no mercado financeiro que diz:
“Quanto maior a expectativa de rentabilidade, maior o risco”
Logo, ao buscar uma rentabilidade alta com um risco baixo, você vai perceber que esses dois fatores são conflitantes. Ao aplicar seu dinheiro em um ativo de baixo risco (como a poupança), fatalmente seu retorno será baixo.
E o que é liquidez?
É a facilidade com que um ativo (ação, títulos do tesouro direto, etc) pode ser convertido em dinheiro. Exemplo: você tem ações da Petrobrás e um apartamento. Caso queira vender tudo, qual será mais fácil de vender a um preço justo?
Certamente as ações da Petrobrás, que são negociadas na bolsa de valores todo dia útil. O imóvel é caro e a decisão de compra é muito mais demorada, logo a liquidez do imóvel é baixa
Agora outro exemplo: Você tem ações da Petrobrás e da Refinaria de Manguinhos. Qual será mais fácil de vender a um preço justo? Certamente da Petrobrás, pois há um volume absurdamente maior de negócios que da refinaria.
Ao investir, antes de escolher o tipo de investimento, deve decidir se está disposto a correr mais risco e também uma possível maior rentabilidade, ou se prefere ter mais segurança porém um retorno menor.
Se estiver precisando de uma injeção de ânimo, confira nosso post: Clicando aqui!