Como dividir minhas despesas e receitas em categorias?

Como dividir minhas despesas e receitas em categorias?

Como dividir minhas despesas e receitas em categorias?

Já falamos em outros posts sobre a importância dos registros financeiros, mas muitas pessoas não sabem como devem ser feitos esses registros e quais informações são importantes ou não.

O mais importante de tudo é definir categorias de despesas e receitas, o famoso Plano de Contas. Existem diversas formas de fazer isso e você pode criar da forma que preferir, mas o ideal é que você não fique mudando para não perder a base histórica. Defina um plano de contas e siga com ele!

A Roama gosta de categorizar as movimentações financeiras da seguinte forma: Operacionais X Não-Operacionais.

As movimentações Operacionais referem-se ao funcionamento da empresa, enquanto as Não-Operacionais não tem relação direta. Segue o texto para que você possa entender melhor.

Dentro das Operacionais nós dividimos da seguinte maneira:

1.1 – Receitas Operacionais – Exemplo: recebimento em dinheiro, recebimento por cartão de crédito/débito, Ifood/Uber Eats, transferência bancária, entre outros. 

1.2 – Custos – Exemplo: compra de mercadoria para revenda, sacolas e embalagens, custos com profissionais que prestam o serviço como médicos e veterinários.

1.3 – Despesas Administrativas – Exemplo: água, luz, aluguel, tarifas bancárias, softwares, entre outros.

1.4 – Despesas com Pessoal – Exemplo: salário, vale transporte/alimentação, férias, 13º, impostos relacionados a pessoal (INSS e FGTS), entre outros

1.5 – Impostos – Exemplo: Simples Nacional, ICMS, ISS, IRPJ, PIS, COFINS, IPTU, entre outros

As movimentações Não-Operacionais, que em geral são poucas, são dividas em:


2.1 – Receitas Não-Operacionais – Exemplo: aquisição de empréstimos, venda de imobilizado, antecipação de cartão de crédito, entre outros.


2.2 – Despesas Não-Operacionais – Exemplo: retirada de lucro, pagamento de empréstimos, pagamento de antecipação de cartão de crédito, entre outros.

Nós separamos as Operacionais das Não-Operacionais para entendermos se a empresa consegue se sustentar sozinha (se as receitas operacionais são maiores que as despesas operacionais), isolando as retiradas de lucro, pagamento e aquisição de empréstimo, antecipações de cartão, entre outros. Por diversas vezes vimos resultados mascarados por essas movimentações não-operacionais e precisamos entender o que acontece de fato.

Com registros financeiros diários, divididos em categorias, você finalmente saberá exatamente para onde vai todo o dinheiro e de onde ele vem também, tudo separado da maneira que você organizou.

Com o tempo você poderá comparar mês a mês e ano a ano esses resultados e fazer as correções necessárias nos rumos da sua empresa.

Obs: diferentes livros e profissionais fazem planos de contas com critérios a princípio divergentes dos nossos, mas essa é a forma que encontramos para facilitar a sua vida. Para nós, quanto mais simples, melhor!

Preparado para criar seu plano de contas? Qualquer dúvida mande-nos uma mensagem!

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