Como vender mais no iFood

Como vender mais no iFood
Como vender mais no iFood

Spoiler: grande parte dos empresários que vendem através do ifood não precifica corretamente seus pratos.

Conheça nosso Manual de Custos e Preços e obtenha melhores resultados vendendo através do ifood.

Boas práticas para aplicativos de entrega

Dicas primordiais:

  • Invista na foto do prato, ela pode ser a chave para um pedido que o cliente nunca experimentou. Além de caprichar no produto, pense também na iluminação e no ângulo/enquadramento da foto. É indispensável uma boa foto, mesmo que não sejam de profissionais: As fotos aumentam em até 5x o número de pedidos do cardápio, de acordo com o IFood.
  • Facilite na escolha do cliente: Categorize e sub-categorize seus produtos na medida do possível. Mantenha o cardápio enxuto.  
  • Não destaque refrigerantes. O cliente já espera que tenha na sua loja! Lembre-se de prezar por um visual limpo.
  • Tempo de entrega: Um dos fatores determinantes da escolha do cliente é o tempo que o pedido levará para chegar na sua casa. Como medida para redução desse tempo, você pode pensar em colocar menos produtos no seu cardápio, eliminando principalmente aqueles que demoram mais tempo para ficarem prontos. Isso facilitará seu fluxo de produção e diminuirá estimado de entrega. Como contraponto à possibilidade de alguns clientes estarem familiarizados com os pratos retirados da entrega, o cardápio reduzirá a indecisão de novos clientes que podem chegar à página.
  • Fique atento aos insumos: Se acontecer de acabar algum insumo necessário para a entrega de algum produto, retire de imediato do cardápio. Caso contrário, você terá que entrar em contato com o cliente que eventualmente pedir esse produto, o que pode ser decisivo para uma má percepção e perda de vendas futuras.
  • Descrição: Se você tem confiança em alguma característica do seu prato, principalmente as que podem gerar dúvida no cliente apenas pela foto, adjetive-as rapidamente na descrição. Por exemplo, um cliente pode ficar temerário de comprar um pastel na dúvida se seu tamanho é pequeno. Ou ainda, um cliente pode se decepcionar ao receber a massa de uma pizza mais fina que o esperado – outros podem preferir tal característica. Experimente adjetivos como “grande”, “massa finíssima”, nesses casos.
  • Taxa de entrega grátis: Embuta o preço de entrega na comida, ou parte dele, e coloque a taxa de entrega grátis. O Ifood comprova um aumento de vendas quando se adota esse modelo.
  • Na medida do possível, procure manter um horário constante de funcionamento do seu restaurante. Lembre-se: É sempre mais barato manter um cliente atual do que conseguir um novo.
  • Mantenha seus próprios canais de divulgação, como o Instagram. É a chance de fazer outras promoções com seus clientes, de interagir, de divulgar comunicados e de criar uma identidade visual. Algumas vezes, ainda pode ser mais lucrativo.

Precisa de novos clientes? Algumas dicas:

  • Trabalhe com combos: Pense em diferentes maneiras. Pense em um possível consumo para duas pessoas, para três, para quatro. Se vende 5 produtos por R$10 cada, experimente um combo com preço de R$45. Vendas casadas poderão aumentar seu fluxo de caixa e o número de novos clientes da empresa. O que seria um pedido para apenas uma pessoa, pode acabar indo para duas ou mais. Pondere: Lembre-se da dica de manter um cardápio enxuto e bem categorizado.
  • Experimente promocionar. Isso poderá gerar retornos futuros. Para entrar na aba promocional, seu prato precisa de foto e de no mínimo 10% de desconto (compondo ao menos 2 reais). Experimente dois itens por vez, é o limite da aba de promoções.
  • Se possível, experimente alcançar o patamar de entrega-foguete no IFood para angariar novos clientes que em situações normais talvez não pedissem da sua loja.
  • Algumas pessoas começam a sentir fome por volta de 11h30 mas a maioria dos restaurantes só abre no ifood 12h. Pense nessas possibilidades.
  • Super-restaurante: Para ser reconhecido pelo IFood e gerar indicações do aplicativo para o seu restaurante (além de outros possíveis benefícios), seu objetivo deverá ser de manter uma baixa taxa de cancelamentos E atrasos, e de ganhar altas avaliações de seus clientes. Até o momento (2020), seu estabelecimento também deve ter uma quantidade de pedidos maior ou igual a 600 pedidos por trimestre – pense nas promoções para atingir essa meta.
  • Prova social: Um dos melhores e mais reconhecidos gatilhos de venda é a prova social, quando algum consumidor indica seu produto para outro. Você pode procurar estratégias para que isso se encaixe no seu contexto. Como transportar isso para restaurantes? Pense em diferentes meios para que os consumidores compartilhem fotos do seu prato no Instagram, como por exemplo fazendo os pratos serem mais “instagramáveis” (estéticos) ou promoções que contem com compartilhamentos. A ferramenta dentro do aplicativo com esse objetivo é a avaliação. Preze por ela.

Gostaria de melhorar a percepção dos seus consumidores? Pontos para esse objetivo:

  • Dê atenção para a embalagem. Pense sob diferentes parâmetros, o custo, a qualidade, o seu posicionamento. A depender da sua proposta, vale mais a pena uma embalagem sustentável pois o público-alvo irá prestar mais atenção a isso. A depender do seu branding, você pode pensar em colocar sua logomarca e ter mais força para gravar a imagem da sua empresa no cliente. O IFood disponibiliza no IFood Shop alguns modelos de embalagem a preços acessíveis.
  • Falando em gravar sua empresa no cliente, procure colocar mimos nas entregas para os clientes. Pode ser coisas não previstas e baratas, como um docinho. Mas pode também ser uma simples mensagem. Algumas empresas deixam na entrega uma pequena mensagem em papel, escrita a mão. Pense na sua proposta.
  • Fique atento aos comentários e feedbacks: As vezes eles podem ser sugestões valiosíssimas para a sua empresa, justamente da cabeça de quem muito nos importa: o cliente. Você pode ainda incentivá-los a dar feedback, através de uma mensagem enviada ou inserida na sua embalagem!

Dicas extras:

  • Recebeu um pedido de valor muito alto para pagamento na hora e ficou temerário de ser trote? Tire a dúvida e ligue para o cliente!
  • Restaurantes exclusivos IFood podem colocar diferentes tipos de classificação. Exemplo: hamburgueria e pizzaria. Se não for exclusivo, uma classificação apenas.
  • Se receber uma nota ruim que não seja culpa do restaurante, você pode ir no portal do parceiro e fazer a moderação para que essa nota não apareça para os outros. O porém é que se o cliente não comentar, não é possibilitada essa moderação.
  • Faça testes A/B: Alguma outra dúvida sobre o cardápio? Esses aplicativos são uma ferramenta excelente para se diferenciar. Inclusive, se estiver com dificuldade de vender seus produtos, experimente inventar moda. Será que omelete vai vender? Não sei. Teste! Claro, tome cuidado com o branding da sua empresa. Mas quem sabe isso não abrirá novos caminhos para ela?
  • Não se esqueça de estudar a página dos seus concorrentes! As vezes algo que te escapa a mente está presente por lá.

Custos:

Além de todos esses fatores para impulsionar suas vendas por delivery, não deixe de pensar nos custos da operação pelo aplicativo. Calcule a margem de lucro após fatores intrínsecos como o custo da taxa destes aplicativos + promoções (cupom de desconto ou entrega grátis) + impostos, além dos demais custos (insumos para preparação dos pratos e embalagens). Analisando a margem de lucro de cada produto, você poderá ter análises mais profundas sobre a efetividade do delivery ou ainda sobre quais itens disponibilizar no cardápio. Se pudermos ajudar em alguma coisa do seu negócio ou quiser soluções para sua análise financeira, entre em contato conosco. Facilitaremos a sua vida.

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Atualize-se:

Por ser um aplicativo relativamente novo, mudanças e inovações deverão ser a norma. Atente-se para possíveis testes do iFood e siga canais que possam informar caso essas iniciativas entrem em vigor – outros canais devem surgir conforme mais pessoas forem entrando no mercado.

Siga esses canais:

Negócio de Comida – Jaime Vieira

João do iFood – Segredos do Ifood

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Leia também este artigo e saiba como classificar custos fixos e variáveis e como analisar os números da sua empresa:

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Artigo escrito por: Marcelo Vieira Portela