Eu vendo mas não vejo o dinheiro

vendo mas não vejo o dinheiro
Eu vendo mas não vejo o dinheiro. (2019, Empresário)

Eu vendo, vendo, vendo, mas não vejo o dinheiro. (2019, Empresário)

Boa parte dos clientes que chegam até a Roama sofrem por não entenderem para onde foi o dinheiro. Essa situação se torna ainda mais comum próximo a datas de grandes vendas como natal e black Friday no caso do varejo, por exemplo.

Como uma empresa pode vender mais e o dinheiro continua sem aparecer? Bom, o primeiro passo para identificar o porquê disso é registrar todas as movimentações financeiras em categorias como citamos anteriormente.

Nós apontamos como a principal causa para essa angústia a diferença entre a data de pagamento de mercadoria por parte da empresa e a data de recebimento pela venda do produto. 

Para exemplificar: um item vendido no Natal pode ter chegado na empresa três meses antes e foi pago em duas parcelas a cada 30 dias. O dinheiro dessa venda, se for dividido no cartão de crédito em 6x, será recebido por meio de 6 parcelas a cada 30 dias. Ou seja, a última parcela de um produto comprado em outubro de um ano será recebida em junho do outro ano. É de chorar, não é? Se você precisar do dinheiro antes, vai acabar antecipando o cartão de crédito e pagando altos juros por isso, mas isso é assunto para um outro momento.

Como fazemos então para que a empresa se sustente por tantos meses entre a compra de um produto e o recebimento desse dinheiro? É necessário formar uma reserva financeira, também conhecido como capital de giro.

Uma empresa aberta sem essa reserva financeira está fadada ao fracasso. Antes de abrir um negócio você precisa levar isso em consideração. Sem o capital de giro para cobrir esse tempo entre pagamento de fornecedores e recebimento pelas vendas, será necessário recorrer a empréstimos com juros abusivos que vão corroer todo o seu lucro, disposição e felicidade em tocar o negócio.

Além de uma reserva de dinheiro, você pode negociar com fornecedores para pagar suas mercadorias em prazos maiores (preferencialmente sem aumento de preço) e tentar receber as vendas em menor tempo (sem prejudicar suas vendas).

Voltando ao questionamento do post, só será possível compreender onde está o dinheiro quando a empresa tiver tudo devidamente registrado. Já trabalhamos em alguns projetos em que a falta de dinheiro não era causada pelo banco, não era o alto custo, não era culpa do fornecedor, não eram os juros. O dinheiro estava sendo destinado para pagar despesas de casa de uma maneira insustentável. 

Sem registro e organização, os números não conseguirão transmitir o que precisam expressar, a visão do empresário fica turva e a causa vai cavando um buraco ainda maior. Existem diversas possibilidades, por isso é importante seguir o rastro do dinheiro.

Para saber como controlar o dinheiro da sua empresa, leia este nosso artigo: https://roamagestao.com.br/blog/como-controlar-o-dinheiro-da-minha-empresa/

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