O que todo empresário deveria fazer no 1º dia do mês

O que todo empresário deveria fazer no 1º dia do mês
O que todo empresário deveria fazer no 1º dia do mês

O que todo empresário deveria fazer no 1º dia do mês

Infelizmente esse post só foi publicado no 2º dia do mês justamente porque estávamos fazendo o que vamos te contar aqui embaixo.

Toda virada de ano é tempo de fazer promessas, sonhar e recomeçar a vida, certo? Pro empresário cada virada de mês é uma nova fase. Resultados passados viram estatísticas, ideias, metas e ações. Sabemos que algumas empresas fecham suas metas em períodos diferentes, como todo dia 25, por exemplo, portanto considere o que você vai ler aqui como o 1º dia do mês.


Muito se fala sobre a importância do controle financeiro e registros adequados, mas só a partir 1º dia do mês é que vamos conseguir entender o que aconteceu de fato na minha empresa no mês anterior.

O que fazer?

A primeira coisa a se fazer é atualizar os dados. Termine de atualizar o fluxo de caixa com as movimentações financeiras e faça o fechamento das vendas, além de calcular o resultado dos indicadores (se a sua empresa tiver).

O segundo passo é comparar os números do mês passado com o mesmo mês do ano anterior. Depois, faça a comparação com o mês anterior desse mesmo ano. Você vai se perguntar então: o que mudou? Por que mudou? Mudou pra melhor ou pra pior?

Conseguiu compreender esses questionamentos? Avance para o terceiro passo. Não conseguiu? Continue fazendo mais perguntas e tentando entender melhor a situação

Depois que a situação estiver compreendida, é hora de pensar: O que preciso fazer para melhorar? Não quer dizer que você vai precisar fazer um planejamento estratégico ou refundar a sua empresa. As pessoas têm mania de complicar o que é simples. 

Se você fez contas e percebeu que está gastando desnecessariamente com algo que não é tão relevante, elimine o desperdício. Identificou que o problema da sua empresa são as vendas baixas? Comece a traçar (e colocar em prática) estratégias que ainda não tenham sido testadas. Os custos com a mercadoria vendida estão altos? Aprofunde suas análises para achar a causa e corrigi-la. Sim, é muito mais prático e rápido do que parece.

Infelizmente o que acontece na prática na maioria das empresas é diferente. Vem um novo mês e uma nova meta, com as mesmas práticas e sem questionamentos do que aconteceu. Decisões tomadas sem critério, sofrimentos e angústias que tiram o sono do empresário e respostas que nunca caem e nunca cairão do céu.

Pois é, esse post acabou atrasando um dia porque toda a equipe da Roama estava (e ainda está) focada em fechar os dados internos e de todos os nossos clientes. Atualizamos todas as informações, analisamos a situação dos meses anteriores e nos reunimos com nossos clientes para tomarmos decisões juntos. Ao final das reuniões saem as medidas a serem tomadas e fazemos o acompanhamento delas ao longo do mês.


Com o devido método e conhecimento prático as empresas vão crescendo e lucrando mais. Não há milagre e nem estamos dizendo que é fácil, mas existe uma diferença bem grande entre empresas que analisam suas informações com frequência e aquelas que não fazem isso. 

O dia 1 já foi, mas ainda estamos no começo do mês, então corra!

Você sabe a real situação da sua empresa? Leia este nosso artigo: https://roamagestao.com.br/blog/como-esta-a-minha-empresa/