Qual o melhor software financeiro para empresas?

Qual o melhor software financeiro para empresas?
Qual o melhor software financeiro para empresas?

Qual o melhor software financeiro para empresas?

Fazer a gestão financeira de uma empresa não é nada fácil! Se você ainda controla o financeiro da sua empresa por meio de agendas, te garanto que há grande chance de você estar fazendo algo errado. Há quem goste de planilhas por ser algo bem personalizado, deixando tudo ao gosto de quem mexe. A maioria das pessoas e empresas na verdade sonha mesmo é com um sistema para mexer pelo celular ou computador.

Que tal aproveitar que o ano está começando e estamos naquela empolgação de realizarmos grandes mudanças para finalmente colocar um sistema financeiro para funcionar de verdade? Digo funcionar de verdade porque a maioria das empresas que contrata um sistema, não implementa da forma adequada, deixando de lado ou usando-o de maneira errada.

Já vimos casos em que a forma de utilizar o software estava tão errada que era melhor nem usar pra não gastar dinheiro nem desperdiçar o tempo, já que as informações estavam muito distorcidas, portanto, se tornaram irrelevantes.

Em uma negociação de um projeto de consultoria para reestruturar toda a gestão financeira, estabelecendo rotinas adequadas e uma metodologia criada ao longo de anos de trabalho, o cliente questionou: “Vou pagar um projeto desse valor pra colocar um sistema? Sistema por sistema eu pago um por conta própria e não preciso pagar pela consultoria administrativa”.

O pensamento que veio à minha cabeça foi: “Por que isso não foi feito em tantos anos de empresa e agora que a empresa está em uma situação financeira muito ruim a solução se tornou tão fácil?”.

Contratar um sistema qualquer um pode contratar, mas colocar ele pra funcionar da maneira ideal é muito complexo e requer meses de trabalho. É necessária a devida orientação, dedicação, vontade de entender o porquê de cada pequena tarefa e ter alguém exclusivamente para trabalhar com isso. O mais importante de tudo é que tem que ser uma mudança brusca de ROTINA. Se deixar para depois, o sistema não se atualiza sozinho e vai ficar esquecido.

Há tempos percebo que alguns empresários pensam que o financeiro só paga conta e gera boleto, mas isso é apenas uma pequena parte. As vendas movem as empresas, mas o financeiro evita prejuízos que um vendedor não costuma calcular.

Bom, então se você quer mesmo realizar o sonho de ter um sistema financeiro funcionando para te auxiliar a controlar receitas e despesas, analisar fluxos de caixa e tomar decisões, você já sabe que precisará de tempo e ajuda. Eu te garanto que vale a pena.

Diversas pessoas nos pedem recomendações de qual seria o melhor sistema financeiro, mas a resposta é óbvia: depende. Depende do setor da sua empresa, das necessidades que você tem como emissão de notas fiscais direto por esse sistema ou não, se você controla vários CNPJs ou não e claro, o preço desse sistema.

Vamos dar 3 sugestões de sistemas que já acompanhamos em alguns de nossos clientes pensando exclusivamente na parte financeira. Existem diversos sistemas de controle de vendas, agendamento de consultas, entre outros que atendem a prestação de serviço/venda de produto, mas não servem para o controle financeiro da sua empresa de maneira adequada. Sim, em várias empresas são utilizados dois sistemas separados, um para venda e outro para controle financeiro.

1 – QuickBooks ZeroPaper

Primeiramente, é importante falar que estamos nos referindo ao QuickBooks ZeroPaper e não ao QuickBooks Online. Os dois são da mesma empresa e contratados pelo mesmo site, mas há grande diferença entre eles.

O principal do ZeroPaper é o seu preço baixo e a facilidade de incluir receitas e despesas. Se sua empresa é pequena, seria a minha recomendação para que você não entre em um sistema muito complexo, cheio de opções e se perca.

Alguns pontos negativos: os relatórios financeiros poderiam ser melhores. Para quem está iniciando eles são suficientes, mas para quem quer algo muito apurado, existem sistemas mais avançados (e mais caros).

2 – ContaAzul

Para mim, o conta Azul é a referência em software financeiro online. Ele une um pouco de cada vertente: praticidade, recursos avançados como conciliação bancária automática pelo seu banco, permite a personalização do plano de contas da maneira que eu acho ideal (o ZeroPaper tem limitações) e permite a visualização das informações financeiras da maneira que eu gosto (comparação mês a mês por plano de contas, algo que o ZeroPaper não tem).

3 – Sige Cloud

O Sige Cloud tem como ponto forte a possibilidade de controlar diversos CNPJs e emitir notas fiscais por um único acesso, algo que os demais sistemas não permitem. Se você possui dois ou mais CNPJs, precisaria de dois ou mais acessos no ContaAzul ou ZeroPaper, enquanto no Sige Cloud tudo poderia ser feito num acesso único.

Gosto também do layout do Sige Cloud. É bem fácil entender e achar as informações dentro dele. O ponto negativo fica só nos relatórios financeiros que não permitem comparações do fluxo de caixa mês a mês, uma ao lado da outra como o ContaAzul mostra. Se você possui mais de um CNPJ e quer controlar tudo num só lugar, o Sige é nossa recomendação. 

Além desses três eu colocaria o Nibo como uma alternativa a ser olhada com atenção. Existem alguns outros que você pode pesquisar como o Granatum e VHSYS, por exemplo.

Pontos importantes

Antes de contratar, verifique principalmente se o sistema está apto a emitir NF na sua cidade (caso você necessite). Além das vantagens citadas, os sistemas geralmente permitem que você armazene notas fiscais, comprovantes e boletos diretamente associados aos lançamentos financeiros. Dessa forma você concentra todas as informações financeiras em um só lugar.

Também recomendamos que você adquira um software online que possa ser acessado pelo browser do seu computador, sem instalação, se não você vai precisar instalá-lo em todos os computadores para utilizá-lo.

Todos os sistemas possuem teste grátis, basta criar uma acesso e começar a testar. Esperamos que tenham gostado das recomendações e tenham sucesso com o novo sistema que vai controlar suas finanças e deixar seu escritório/empresa redondo(a).