Talvez você já tenha lido alguma reportagem anunciando que a empresa X vale 100 milhões de reais e ficou se perguntando: como se calcula o valor de uma empresa?
Não precisa ir tão longe, não são apenas empresas milionárias que são avaliadas…também é muito comum os empresários se perguntarem: quanto vale a minha empresa? Se você já pensou em comprar um negócio e não fazia ideia de quanto precisaria desembolsar, ou ainda se você tem um negócio e não sabe por quanto vendê-lo, saiba que existem formas de encontrar um preço justo para ambos os lados.
O nome que se dá a esse processo é VALUATION, ou no bom e velho português, avaliação de empresas.
Quem tenta vender uma empresa, busca sempre o maior preço possível, e quem quer comprar, oferece o mínimo possível. O valuation é a forma de calcular o valor de uma empresa com imparcialidade, olhando apenas os números do fluxo de caixa.
Esse processo também é utilizado para precificar ações na bolsa de valores. Uma ação do Itaú a R$ 37,00 está cara? Barata? É um preço justo? É uma boa oportunidade de lucrar na bolsa ou já perdi essa oportunidade?
Existem diversos métodos para se calcular esse valor, e não entraremos em detalhes aqui porque são termos muito técnicos e você vai ficar com sono quando ler todos eles.
O objetivo desse post é mostrar que o valuation está mais presente em nossas vidas que você imagina.
Você provavelmente conhece alguém que possui um negócio. Se um dia essa pessoa quiser vender a empresa, avaliar a empresa para fazer inventário ou se interessar em comprar um negócio já existente, e não sabe como se calcula o valor de uma empresa, como ela vai saber o preço justo?
Agora você já sabe a resposta: fazendo VALUATION.
A ROAMA calcula com você!
Acesse: https://roamagestao.com.br/ e agende uma reunião!