Gestão na teoria x Gestão na prática

Gestão
Gestão na prática

Nunca estudei sobre gestão, mas virei empresário. O que eu faço?

Acordei pensando quantas pessoas já comentaram algo desse tipo conosco. Seja por vontade própria ou por necessidade, muitos clientes que já atendemos acabaram largando suas profissões e abriram empresas que, em muitos casos, nada tinham a ver com seus anos de faculdade, enquanto outros deixaram de ser pessoas técnicas e se tornaram empreendedores no ramo que sempre estudaram.

Há aqueles que estão entrando no mundo dos negócios por agora e se sentem completamente perdidos por não terem estudado na faculdade de administração. Trouxe então algumas reflexões sobre o assunto.

Poucos anos atrás, o curso de administração era o que possuía o maior número de ingressantes. Infelizmente não consegui encontrar estatísticas para confirmar se isso ainda se mantém, mas se não for o mais procurado, com certeza ainda estará entre os maiores. É de se imaginar que um país com muitos administradores formados possua diversas empresas (públicas e privadas) bem geridas, além de haver uma boa organização no modo geral, o que sabemos que infelizmente não é o caso do nosso querido Brasil. Obviamente existem milhares de outros fatores e a administração é uma ciência relativamente nova, portanto, não é uma transformação de curto prazo.

Além disso, como administrador, não posso deixar de comentar a frustração sobre o que é passado no curso com o que vivemos na realidade. Basicamente 80% dos desafios reais não são nem mencionados na sala de aula.

Dos serviços que a Roama presta, da forma como são executados, praticamente nada veio dos livros e da teoria. Tudo foi uma adaptação do que acontece na realidade, de acordo com as necessidades das empresas que atendemos e o principal: sem invenções mirabolantes que não tem utilidade prática.

Dos desafios que tenho que enfrentar como gestor do negócio, também não aprendi na faculdade. Hoje é obrigatório saber sobre marketing digital e há 5 anos isso nem era mencionado nas aulas (espero que tenha mudado), mas eu fiz um trabalho gigante sobre a venda de carros de uma multinacional que não tem muita utilidade prática para quem é dono de um pequeno negócio.

Aprendi coisas interessantes sobre Gestão de Pessoas. Definir atividades, competências, habilidades e atitudes. O problema é que na realidade dos nossos clientes, o colaborador falta porque precisou cuidar da mãe, porque foi preso ou porque simplesmente não quis ir e pegou um atestado. Como você lida com isso não está escrito nos livros e o seu professor também não vai te ensinar.

Vão te ensinar na faculdade que você deve descentralizar o trabalho, delegar atividades e focar no estratégico. E você deve mesmo! Mas na realidade, você vai também carregar caixa, limpar o chão, ficar até altas horas trabalhando e se precisar delegar algo a alguém, terá que pagar por isso. Mas não são todas as empresas que têm condições de contratar alguém.

Te ensinarão diversas ferramentas mágicas e bacanas como SWOT, Canvas, 5 Forças de Porter, entre outras. São relevantes para reflexões, mas se o empresário não consegue pagar uma conta no prazo de uma forma minimamente organizada, de nada adianta.

Bom, o que quero dizer é: há um abismo entre ter um diploma e ser um bom empresário/gestor/empreendedor. Muitas pessoas atingem o sucesso sem um diploma, mas elas erraram e aprenderam muito durante os anos. Muitos diplomados falharam feio. Obviamente se você puder começar com alguns conhecimentos é melhor do que começar sem conhecimento algum!

Se você está entrando no mundo dos negócios agora e não entende nada sobre gestão, tente aprender com quem já sabe fazer. Converse com empresários que te mostrarão os atalhos, busque profissionais que entendam de assuntos específicos e esteja disposto a errar bastante. Foque em cursos de temas específicos e não tente abraçar o mundo.

Um dos maiores erros que vejo as pessoas cometendo é falta de prioridade. Defina o que é mais importante a ser resolvido no seu negócio agora, estude ou busque ajuda e depois de corrigido, vá para o próximo problema. Não é raro ver empresário(a) que tem problema com vendas gastando dinheiro e tempo pensando na reforma do espaço físico.

Por fim, não seja imediatista. O resultado costuma demorar muito mais do que se imagina, principalmente para uma geração acostumada a resolver problemas por celular.

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