O que é margem de contribuição

O que é Margem de Contribuição e como calculá-la?

Saiba se sua empresa tem rentabilidade suficiente para gerar lucro

Margem de contribuição é um indicador financeiro que demonstra a rentabilidade de uma empresa. Antes de saber se um produto ou se a empresa como um todo gera lucro, é preciso entender o que é margem de contribuição e como calculá-la.

O que é margem de contribuição

Para entender seu conceito, podemos analisar cada palavra isoladamente.

Margem é uma medida ou grau de diferença. No caso de uma empresa, a diferença entre a receita de uma venda e o custo.

Contribuição é a colaboração que um produto ou serviço, após a venda, dá para cobrir as despesas e custos fixos da empresa e gerar lucro.

Ficou confuso? Vamos dar um exemplo:

Imagine que você seja dono(a) de uma pastelaria e venda pastéis por R$ 10,00 e o custo dos ingredientes para produzir esse pastel mais impostos e a taxa do cartão de crédito seja R$ 3,00. 

Então a conta parece simples: R$ 10,00 – R$ 3,00 = R$ 7 de lucro. Errado!

Este ainda não é o lucro. Ainda falta contabilizar despesas e custos fixos, como salários de funcionários, aluguel, contador, entre outros.

Então para sabermos o lucro, precisamos calcular a margem de contribuição.

Como calcular a margem de contribuição

Existem vários tipos de margem de contribuição, mas vamos apresentar as três mais utilizadas: M.C. Unitária, M.C. Total e a M.C. Percentual.

A Margem de Contribuição Unitária calcula com quanto cada produto ou serviço contribui para abater as despesas e custos fixos da empresa. Dos R$ 10,00 do preço de venda de cada pastel, quantos reais são “destinados” a cobrir as despesas e custos fixos da empresa?

A Margem de Contribuição Total é a contribuição que todos os produtos ou serviços vendidos em um determinado período dão para amortizar as despesas e custos fixos e gerar lucro se for possível. Para saber a margem de contribuição total, precisamos antes calcular a margem de contribuição unitária. De todos os pastéis vendidos, quanto foi “destinado” a cobrir os custos e despesas fixas da empresa? Este cálculo também é necessário para se chegar ao ponto de equilíbrio da empresa.

A Margem de Contribuição Percentual mostra em porcentagem a contribuição de cada produto para amortizar os custos e despesas fixas. Qual o % de cada pastel que auxilia o pagamento de custos e despesas fixas?

Fórmulas da margem de contribuição

M.C. Unitária = Preço de Venda – (Custo Variável Unitário + Despesa Variável Unitária)

Se o pastel é vendido a R$ 10,00 e os custos e despesas variáveis são de R$ 3,00, a margem de lucro unitária é de R$ 7,00. Cada pastel contribui com 7 reais,

M.C. Total = M.C Unitária x Quantidade Vendida

Digamos que em um mês a pastelaria tenha vendido 1.500 pastéis. A margem de contribuição total é R$ 7,00 vezes 1.500, resultando em uma margem de contribuição total de R$ 10.500,00. Todos os pastéis vendidos contribuíram com este valor para amortizar os custos fixos da empresa. 

Vamos considerar que a empresa tenha custos fixos mensais de R$ 8.000,00. A margem de contribuição total foi de R$ 10.500,00, então houve “sobra”, e aí sim temos o lucro.

Para calcular o ponto de equilíbrio dessa pastelaria, ou seja, para saber quantos pastéis precisam ser vendidos para que a empresa não tenha lucro nem prejuízo, dividimos os custos fixos pela margem de contribuição unitária.

R$ 8.000 / R$ 7,00 = 1.143. Ao vender 1.143 pastéis, a empresa terá pago suas contas, e, a partir daí, começa a gerar lucro.

M.C. Percentual = (M.C. Unitária / Preço de Venda) x100

Ou seja, (R$ 7,00 / R$ 10,00) x 100 = 70% da venda do pastel é “destinada” a cobrir gastos fixos.

Importância

O cálculo da Margem de Contribuição é fundamental para o planejamento de uma empresa, seja para o estudo de viabilidade de um novo negócio ou precificação de produtos ou serviços. Com este indicador em mãos, você consegue:

  • Planejar a quantidade necessária que precisa vender para atingir o ponto de equilíbrio da sua empresa;
  • Saber quais produtos ou serviços contribuem mais no pagamento dos gastos fixos;
  • Direcionar esforços para os produtos ou serviços mais rentáveis da empresa, como campanhas de publicidade, reposicionamento de produtos em vitrines ou instrução aos funcionários para que ofereçam determinados produtos, pratos ou bebidas;
  • Planejar promoções;
  • Traçar possíveis cenários e preparar planos de ação;
  • Estipular metas;
  • Vender produtos parados há muito tempo no estoque;

Sem saber a margem de contribuição, é possível que o empresário tenha PREJUÍZO e não saiba. Então de nada adianta vender mais se a cada produto vendido, o rombo aumenta. Assista ao vídeo abaixo em que falamos exatamente sobre este assunto:

Conclusão

Cada produto ou serviço vendido, como o próprio nome já diz, a M.C. deve contribuir para o pagamento das despesas fixas da empresa. Sem saber com quanto cada um colabora para este fim, o empresário toma decisões “no escuro”. Ao longo de nossa trajetória como consultores de finanças empresariais, já presenciamos diversas vezes situações como estas.

O empresário cria uma promoção com um desconto tão grande que acaba tomando prejuízo; pede para que o garçom do seu restaurante ofereça o prato que tem a menor margem; sonha ter uma empresa com determinada margem de lucro, mas quando a realidade bate à porta, percebe que fez uma projeção exagerada.

São apenas alguns exemplos dentre dezenas de problemas que já ajudamos a resolver.

Se você quer ter total controle sobre as finanças da sua empresa contando com a assessoria de quem está diariamente envolvido com diversos tipos de negócios, fale conosco.

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