O grupo ZAMP
A ZAMP é uma operadora de restaurantes com um portfólio de marcas autênticas que entrega indulgência e diversidade de comidas. Atualmente o grupo é responsável pela operação das marcas Burger King e Popeyes no Brasil. Analisaremos alguns dados financeiros do grupo desde o ano de 2014.
Receita total
A receita total cresceu 312% entre 2014 e 2021 passando de R$732 milhões para R$3.017 bilhões, um crescimento médio de 24,4% ao ano, conforme a tabela abaixo:
É possível observar que o grupo sofreu forte queda em 2020 por causa da pandemia e não conseguiu retomar as vendas ao mesmo patamar de 2019 em 2021. A última barra do gráfico representa o resultado do primeiro semestre de 2022, e, passados apenas 50% do ano, a receita de 2022 já atingiu mais de 61% da receita de 2021. Dessa forma, é possível crer que neste ano deverá haver um crescimento razoável do faturamento.
Custos
Os Custos de Produtos, Mercadorias e Serviços vendidos em comparação às Vendas de Produtos e Serviços ficaram em média 34,5% ao longo desse período, atingindo um pico de 37,1% em 2020 também por causa da pandemia, mas se reduzindo para 34,4% em 2021 e caindo ainda mais no primeiro semestre de 2022. Essa queda mostra a preocupação da empresa com a redução de gastos para otimizar seus resultados.
Despesas com pessoal
Após anos de despesas com pessoal em leve queda em comparação às vendas entre 2014 e 2018 e um pequeno aumento em 2019, o indicador deu um salto em 2020 por causa da forte queda das vendas causada pela pandemia, mas tem se reduzido de 2021 em diante.
Lucros e Prejuízos
De 2014 a 2022 a empresa teve lucro apenas em três anos, sendo o resultado de 2020 muito ruim por causa da pandemia. Mesmo em 2022 a empresa não deve atingir um resultado positivo apesar da retomada das vendas, pois até a metade do ano o resultado tem sido negativo em mais de R$63 milhões.
Além do impacto da pandemia nos negócios, a empresa tem obtido resultados negativos de 2020 em diante devido à alta depreciação dos ativos que chega a mais de 10% da receita total desde 2019 e o pagamento de juros que desde 2014 tem girando em torno de 4,5% da receita. Além disso, a empresa paga 5% de royalties sobre o faturamento líquido para a sua matriz nos Estados Unidos e mais 5% de fundo de marketing.
O Grupo ZAMP fez uma rápida expansão do número de estabelecimentos até 2019 que se desacelerou, mas não se encerrou. Abaixo temos um gráfico com a quantidade de lojas desde 2016. Enquanto o número de lojas cresceu 57,2% entre 2016 e 2021, o faturamento cresceu 98,2% (não houve ajuste pela inflação nesse cálculo).
Dívida bruta
Se o número de lojas e o faturamento aumentam enquanto os custos e despesas com pessoal se mantém relativamente estáveis e a empresa apresenta prejuízos ao longos dos últimos anos, como a empresa se sustenta? Através de empréstimos, que vem crescendo ano a ano. No gráfico abaixo, é possível ver como a dívida cresceu rapidamente tendo uma queda apenas em 2021 em comparação a 2020.
O que podemos aprender com o grupo?
O mercado de alimentação fast-food possui alta concorrência e custos também altos, não é à toa que uma rede com marca tão forte tem atingido resultados insatisfatórios. Existe uma estratégia de crescimento que aumenta os investimentos e a contração de dívida e consequentemente um alto pagamento de juros, além da pandemia ter atrapalhado muito os resultados. Abaixo está uma lista de medidas que a empresa tem tomado para reverter a situação:
Marketing e vendas
- A decisão de expansão da empresa através de uma segunda marca pretende reduzir a dependência de um negócio único, mas requer tempo para alcançar resultados positivos;
- O Burger King recebeu em 2022 o prêmio de marca mais criativa do ano no festival de Cannes, uma estratégia para reforçar ainda mais sua marca;
- Atualmente 32,6% das vendas do Burger King são feitas através de aplicativos, delivery ou totens nas lojas. Ou seja, a digitalização tem atraído parte relevante dos clientes. Inclusive, três das lojas da empresa tem atendimento 100% digital;
- 28% das vendas do grupo foram rastreadas para clientes fiéis através do programa de fidelidade, o que ajudou a empresa a reduzir custos com propagandas mais direcionadas e menos promoções exageradas nos custos;
- Atualmente a empresa possui mais de 13 milhões de usuários registrados que recebem propagandas direcionadas. É extremamente importante ser lembrado pelo público;
- A empresa constantemente lança produtos novos, mantendo seus clientes sempre engajados com as novidades.
Custos e despesas
- Foram feitas diversas renegociações de contratos que estavam sendo atualizados pelo IGP-M e que haviam chegado a valores muito altos. É necessário ser bem firme nas negociações com os fornecedores e parceiros;
- Foi feita uma mudança no tipo de gás utilizado, mudando do Gás Natural (GN) para o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP);
- Houve aumento no reuso e implementação da telemetria para acompanhar diretamente os custos com água;
- Também houve expansão da telemetria para acompanhar os gastos com eletricidade, além da automação do ar condicionado.
Resumo
Apesar do crescimento de faturamento e estabelecimentos as despesas do grupo estão altas e a dívida tem aumentado cada vez mais, fazendo com que o resultado continue negativo. É necessário otimizar o resultados dos estabelecimentos atuais e ter um maior cuidado com a abertura de novos estabelecimentos. É bem provável que algumas unidades estejam com performance baixa enquanto outras devem trazer resultados extraordinários.
A dívida tem crescido muito rápido enquanto os lucros não aparecem, o que pode se tornar um problema a longo prazo. Muitas empresas no Brasil vivem de empréstimo em empréstimo até que chegam a uma situação insustentável, o que ainda não é o caso do Burger King, por ter muita força no mercado.
Por fim, apesar de tudo, a empresa continua se movendo para conquistar cada vez mais clientes e fazer máquina girar através do aumento das vendas.
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Este relatório foi elaborado a partir de informações publicadas no site de relação com investidores do Grupo ZAMP.