Relatório Burger King Grupo Zamp

Relatório – Burger King Brasil ZAMP

O grupo ZAMP

A ZAMP é uma operadora de restaurantes com um portfólio de marcas autênticas que entrega indulgência e diversidade de comidas. Atualmente o grupo é responsável pela operação das marcas Burger King e Popeyes no Brasil. Analisaremos alguns dados financeiros do grupo desde o ano de 2014.

 

Receita total

A receita total cresceu 312%  entre 2014 e 2021 passando de R$732 milhões para R$3.017 bilhões, um crescimento médio de 24,4% ao ano, conforme a tabela abaixo:

Receita total Burger King Brasil
Receita total Burger King Brasil

 

É possível observar que o grupo sofreu forte queda em 2020 por causa da pandemia e não conseguiu retomar as vendas ao mesmo patamar de 2019 em 2021. A última barra do gráfico representa o resultado do primeiro semestre de 2022, e, passados apenas 50% do ano, a receita de 2022 já atingiu mais de 61% da receita de 2021. Dessa forma, é possível crer que neste ano deverá haver um crescimento razoável do faturamento.

Receitas anuais Burger King Brasil
Receitas anuais Burger King Brasil

 

Custos

Os Custos de Produtos, Mercadorias e Serviços vendidos em comparação às Vendas de Produtos e Serviços ficaram em média 34,5% ao longo desse período, atingindo um pico de 37,1% em 2020 também por causa da pandemia, mas se reduzindo para 34,4% em 2021 e caindo ainda mais no primeiro semestre de 2022. Essa queda mostra a preocupação da empresa com a redução de gastos para otimizar seus resultados.

 

CMV Burger King Brasil
CMV Burger King Brasil

 

Despesas com pessoal

Após anos de despesas com pessoal em leve queda em comparação às vendas entre 2014 e 2018 e um pequeno aumento em 2019, o indicador deu um salto em 2020 por causa da forte queda das vendas causada pela pandemia, mas tem se reduzido de 2021 em diante.

 

Despesa com pessoal Burger King Brasil
Despesa com pessoal Burger King Brasil

 

Lucros e Prejuízos

De 2014 a 2022 a empresa teve lucro apenas em três anos, sendo o resultado de 2020 muito ruim por causa da pandemia. Mesmo em 2022 a empresa não deve atingir um resultado positivo apesar da retomada das vendas, pois até a metade do ano o resultado tem sido negativo em mais de R$63 milhões.

 

Lucro e prejuízo Burger King Brasil
Lucro e prejuízo Burger King Brasil

 

Além do impacto da pandemia nos negócios, a empresa tem obtido resultados negativos de 2020 em diante devido à alta depreciação dos ativos que chega a mais de 10% da receita total desde 2019 e o pagamento de juros que desde 2014 tem girando em torno de 4,5% da receita. Além disso, a empresa paga 5% de royalties sobre o faturamento líquido para a sua matriz nos Estados Unidos e mais 5% de fundo de marketing.

O Grupo ZAMP fez uma rápida expansão do número de estabelecimentos até 2019 que se desacelerou, mas não se encerrou. Abaixo temos um gráfico com a quantidade de lojas desde 2016. Enquanto o número de lojas cresceu 57,2% entre 2016 e 2021, o faturamento cresceu 98,2% (não houve ajuste pela inflação nesse cálculo).

 

Número de lojas Burger King Brasil
Número de lojas Burger King Brasil

 

Dívida bruta

Se o número de lojas e o faturamento aumentam enquanto os custos e despesas com pessoal se mantém relativamente estáveis e a empresa apresenta prejuízos ao longos dos últimos anos, como a empresa se sustenta? Através de empréstimos, que vem crescendo ano a ano. No gráfico abaixo, é possível ver como a dívida cresceu rapidamente tendo uma queda apenas em 2021 em comparação a 2020.

 

Dívida bruta Burger King Brasil
Dívida bruta Burger King Brasil

 

O que podemos aprender com o grupo?

O mercado de alimentação fast-food possui alta concorrência e custos também altos, não é à toa que uma rede com marca tão forte tem atingido resultados insatisfatórios. Existe uma estratégia de crescimento que aumenta os investimentos e a contração de dívida e consequentemente um alto pagamento de juros, além da pandemia ter atrapalhado muito os resultados. Abaixo está uma lista de medidas que a empresa tem tomado para reverter a situação:

 

Marketing e vendas

  • A decisão de expansão da empresa através de uma segunda marca pretende reduzir a dependência de um negócio único, mas requer tempo para alcançar resultados positivos;
  • O Burger King recebeu em 2022 o prêmio de marca mais criativa do ano no festival de Cannes, uma estratégia para reforçar ainda mais sua marca;
  • Atualmente 32,6% das vendas do Burger King são feitas através de aplicativos, delivery ou totens nas lojas. Ou seja, a digitalização tem atraído parte relevante dos clientes. Inclusive, três das lojas da empresa tem atendimento 100% digital;
  • 28% das vendas do grupo foram rastreadas para clientes fiéis através do programa de fidelidade, o que ajudou a empresa a reduzir custos com propagandas mais direcionadas e menos promoções exageradas nos custos;
  • Atualmente a empresa possui mais de 13 milhões de usuários registrados que recebem propagandas direcionadas. É extremamente importante ser lembrado pelo público;
  • A empresa constantemente lança produtos novos, mantendo seus clientes sempre engajados com as novidades.

 

Custos e despesas

  • Foram feitas diversas renegociações de contratos que estavam sendo atualizados pelo IGP-M e que haviam chegado a valores muito altos. É necessário ser bem firme nas negociações com os fornecedores e parceiros;
  • Foi feita uma mudança no tipo de gás utilizado, mudando do Gás Natural (GN) para o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP);
  • Houve aumento no reuso e implementação da telemetria para acompanhar diretamente os custos com água;
  • Também houve expansão da telemetria para acompanhar os gastos com eletricidade, além da automação do ar condicionado.

 

Resumo

Apesar do crescimento de faturamento e estabelecimentos as despesas do grupo estão altas e a dívida tem aumentado cada vez mais, fazendo com que o resultado continue negativo. É necessário otimizar o resultados dos estabelecimentos atuais e ter um maior cuidado com a abertura de novos estabelecimentos. É bem provável que algumas unidades estejam com performance baixa enquanto outras devem trazer resultados extraordinários.

A dívida tem crescido muito rápido enquanto os lucros não aparecem, o que pode se tornar um problema a longo prazo. Muitas empresas no Brasil vivem de empréstimo em empréstimo até que chegam a uma situação insustentável, o que ainda não é o caso do Burger King, por ter muita força no mercado.

Por fim, apesar de tudo, a empresa continua se movendo para conquistar cada vez mais clientes e fazer máquina girar através do aumento das vendas.

 

DISCLAIMER: As informações contidas neste website não constituem, nem tampouco devem ser interpretadas como um conselho, recomendação, oferta e/ou solicitação para compra ou venda de ações, títulos, valores mobiliários e/ou de quaisquer outros instrumentos financeiros.

Este relatório foi elaborado a partir de informações publicadas no site de relação com investidores do Grupo ZAMP.

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