Relatório C&A

Relatório C&A

Relatório C&A

13 de dezembro de 2022

 

A C&A

Presente em mais de 24 países a C&A chegou ao Brasil em 1976 com a missão de oferecer o melhor da moda por preços acessíveis. Nesse relatório vamos analisar os resultados da empresa aqui no Brasil.

 

Receita total

De 2016 a 2019 as receitas da empresa vinham crescendo em um ritmo médio de 6,1% ao ano até cairem quase 28% em 2020 por causa da pandemia. Estamos projetando um crescimento de 5,9% em 2022 na comparação a 2021. Na média a empresa teve um crescimento de 3,9% ao ano, o que pode ser considerado baixo já que a inflação média do período é superior a 5%.

Receitas C&A
Receitas C&A

 

Custos

Os Custos de Produtos, Mercadorias e Serviços vendidos em comparação às Vendas de Produtos e Serviços ficaram em média 45% ao longo desse período e vem caindo nos últimos anos até chegar em 37,6% em 2022, um bom indicador em comparação a outras empresas do setor.

CMV C&A
CMV C&A

 

Despesas com pessoal

As despesas com pessoal, assim como a Renner e Lojas Marisa tem ficado entre 10% e 12% em comparação ao faturamento.

Despesas com pessoal C&A
Despesas com pessoal C&A

 

Lucros e Prejuízos

A empresa tem se alternado entre prejuízos e lucros nos últimos anos. Enquanto as receitas não crescem de forma expressiva, o pagamento de empréstimos e juros tem se elevado para financiar a expansão da empresa, assim como seus ativos tem se depreciado cada vez numa proporção maior do que sua receita. Ou seja, embora a companhia esteja fazendo esforços para crescer, suas receitas tem crescido abaixo do necessário e consequentemente seus resultados tem sido insatisfatórios.

O ano de 2019 foi atípico e apresentou um resultado muito expressivo por causa de créditos tributários e suas atualização monetária que somam mais de R$1,2 bilhões. Sem esse fator o resultado final seria negativo.

Lucro e prejuízo C&A
Lucro e prejuízo C&A

 

Número de lojas

A empresa vem em um momento de forte expansão do número de lojas, conforme gráfico abaixo.

Lojas C&A
Lojas C&A

 

Endividamento

Com os recentes prejuízos financeiros e plano de expansão a empresa precisa se financiar de algum modo. Para isso em 2022 sua dívida líquida (empréstimos em aberto menos o que tem em caixa) aumentou bastante, o que deve impactar os resultados dos próximos anos com amortizações e juros mais pesados. O valor de 2019 está negativo pois foi realizado o IPO da empresa (venda de ações na bolsa de valores) nesse ano e o dinheiro captado foi utilizado para quitar todos os empréstimos.

Dívida Líquida C&A
Dívida Líquida C&A

 

O que podemos aprender com o grupo

O mercado de vestuário tem uma concorrência muito forte e segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE seu volume de vendas hoje é inferior ao ano de 2013, o maior volume da série histórica. Enquanto concorrentes como as lojas Renner tem se sobressaído e passado por cima das dificuldades do mercado, as Lojas Marisa e a C&A tem sofrido no setor. A C&A está tentando reverter a situação colocando seu plano de expansão para funcionar e investindo em vendas digitais.

Abaixo temos um resumo das principiais informações da empresa:

  • 15% das vendas são feitas através de canais digitais. Desse total, 60% é feito através do WhatsApp;
  • 14% das vendas são realizadas pelos cartões da loja;
  • São 22,9 milhões de clientes fiéis cadastrados na empresa;
  • Clientes que possuem o cartão C&A costumam comprar com mais frequência e tendem a ter um gasto total 80% maior do que os consumidores que pagam de outra forma;
  • Apesar de ter obtido alguns resultados ruins nos últimos anos a empresa está constantemente buscando expandir suas operações;
  • A empresa tem investido em tecnologia e melhores processos para otimizar seu estoque, facilitar o controle, reduzir o capital parado e entregas mais rápidas no e-commerce;
  • Para diversificar suas fontes de receita são vendidos além de roupas, smartphones, relógios e itens de beleza;
  • Os itens de beleza representam 15% das vendas da empresa.

 

DISCLAIMER: As informações contidas neste relatório C&A não constituem, nem tampouco devem ser interpretadas como um conselho, recomendação, oferta e/ou solicitação para compra ou venda de ações, títulos, valores mobiliários e/ou de quaisquer outros instrumentos financeiros.

 

Este relatório foi elaborado a partir de informações publicadas no site de relações com o investidor da C&A.

 

Veja também: 

Relatório do Burger King Brasil (Grupo Zamp)

Relatório do Grupo Renner

Relatório das Lojas Marisa

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