Relatório grupo Renner

Relatório Grupo Renner

Lojas Renner

06 de dezembro de 2022

 

O grupo Renner

O Grupo Renner é composto pelas marcas Renner, Camicado, YouCom, Ashua, Realize CFI e Repassa, que juntas possuem mais de 600 lojas no Brasil, Argentina e Uruguai. Enquanto a Renner é o maior varejista especializada em moda, a Camicado é especializada em Casa & Decoração, a YouCom busca atingir o público jovem, a Ashua é uma marca Plus Size, a Realize oferece cartões de crédito e a Repassa é o maior brechó online do Brasil.

 

Receita total

As receitas do grupo vêm subindo constantemente ao longo dos últimos anos, com exceção da queda em 2020 por causa da covid-19, conforme tabela abaixo:

Receita total Renner
Receita total Renner

 

Custos

Os Custos de Produtos, Mercadorias e Serviços vendidos em comparação às Vendas de Produtos e Serviços ficaram em média 37,5% ao longo desse período com pico de 43,2% em 2008 que caiu lentamente até 2014 e se manteve estável até 2019. Em 2020 o indicador voltou a subir também por causa da pandemia, mas vem se reduzindo nos últimos períodos.

Custos Renner
Custos Renner

 

Despesas com pessoal

As despesas com pessoal em relação às vendas têm subido gradualmente, passando de 8,9% em 2008 para 12,2% em 2021.

Despesas com pessoal Renner
Despesas com pessoal Renner

 

Impostos

O Grupo Renner pagou em média 21,2% em impostos em relação ao faturamento bruto entre 2008 e 2022. Abaixo está o gráfico completo:

Impostos Renner
Impostos Renner

 

Lucros e Prejuízos

Desde 2008 a companhia vinha obtendo lucros crescentes todos os anos, mas em 2020 apresentou a primeira queda. Em 2021 o resultado se agravou por causa da pandemia. Para 2022 foi feita uma projeção simplificada pela Roama para um lucro de R$1.080 milhões com base nos dados obtidos de janeiro a setembro de 2022.

Lucros e prejuízos Renner
Lucros e prejuízos Renner

A lucratividade em relação atingiu 11% em 2020 e sofreu uma forte queda para 4,8% em 2021, mas voltou a 7,3% em 2022. A média de todo o período é de 7,7%.

 

Número de lojas

Uma das estratégias do grupo para conseguir faturamentos e lucros cada vez maiores foi expandir a sua presença com diferentes marcas e lojas em diversos pontos pelo país. A Camicado foi adquirida em 2011, a YouCom foi lançada em 2013 e a Ashua em 2016. Abaixo está a lista da quantidade de lojas por marca:

Número de lojas Renner
Número de lojas Renner

É possível notar que mesmo durante a pandemia a companhia continuou expandindo suas operações. Outro ponto importante referente ao número de lojas é que com frequência unidades que não estejam atingindo os resultados esperados são fechadas.

Gráfico número de lojas Renner
Gráfico número de lojas Renner

 

Inadimplência

A inadimplência tem atingido valores expressivos nos últimos meses e de acordo com uma projeção simplificada pode atingir uma provisão de perdas de R$914 milhões em 2022, um valor quase três vezes maior do que o de 2021. Esse fenômeno tem atingido não só a Renner, mas diversas empresas brasileiras por causa do alto endividamento das famílias. Ao mesmo tempo, a companhia admite que existe uma tendência de melhora da inadimplência para os próximos meses.

Inadimplência Renner
Inadimplência Renner

 

O que podemos aprender com o grupo

O mercado de vestuário tem uma concorrência muito forte e segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE, seu volume de vendas hoje é inferior ao ano de 2013, o maior volume da série histórica. Mesmo assim o Grupo Renner tem feito seu faturamento e consequentemente, assim como seus resultados.

 

Marketing e vendas

  • Ao longo dos últimos anos o Grupo Renner lançou marcas novas e adquiriu mais uma como forma de diversificar suas fontes de receita e atingir mais pessoas. Além disso, expandiu sua operação para Argentina e Uruguai aproveitando a proximidade e a cultura parecida com a região sul do Brasil;
  • As vendas online já representam 14,5% das vendas do grupo. Além de abrir novas unidades a empresa tem buscado atender seus clientes em diferentes canais;
  • A empresa tem investido tempo e dinheiro em redes sociais para se comunicar com seu púbico. Só no terceiro trimestre de 2022 foram feitas 13 lives no instagram e parcerias com 970 influencers. Não por acaso a marca se tornou a maior varejista em número de seguidores na rede social.
  • Lançamento do programa de fidelidade para recompensar clientes mais assíduos
  • Lançamento da plataforma financeira Orbi Bank com conta digital, cashback e pagamento pix. Dessa forma a empresa consegue aumentar seus receitas financeiras ao intermediar o dinheiro de seus clientes e fornecedores.
  • Aproximadamente 10,6% da receita operacional bruta da empresa vem dos serviços de crediário e empréstimos enquanto o restante é da venda de produtos.

 

 

Custos e despesas

  • Ao mesmo tempo em que abre novas lojas, a companhia fecha as unidades que tem baixa performance para garantir a sustentabilidade financeira do negócio
  • A empresa tem investido forte na logística, integrando sistemas para ter uma entrega mais rápida e eficiente. Atualmente 51% das entregas de pedidos da internet são feitos em até 48 horas no Brasil inteiro.
  • A depreciação chegou a 7,9% das receitas operacionais
  • Foram investidos em publicidade aproximadamente 2,9% do faturamento em 2022 até o momento

 

Resumo

A empresa tem buscado sempre uma expansão através de novas lojas, novas marcas e pela digitalização do processo de vendas e tem conseguido obter bons resultados. Apesar da forte concorrência e um setor que tem enfrentando problemas nos últimos anos, o Grupo Renner tem buscado dominar todos os espaços para não dar chances aos seus concorrentes.

A forte expansão vem acompanhada de um controle de custos e despesas bem efetivo que vem garantindo a lucratividade do negócio ao longo dos últimos anos. Um dos maiores desafios do momento é segurar a inadimplência ao mesmo tempo que em que as vendas estão se retomando após a normalização da vida desde o início da pandemia da covid-19.

 

Veja também: Relatório do Burger King Brasil (Grupo Zamp)

 

DISCLAIMER: As informações contidas neste website não constituem, nem tampouco devem ser interpretadas como um conselho, recomendação, oferta e/ou solicitação para compra ou venda de ações, títulos, valores mobiliários e/ou de quaisquer outros instrumentos financeiros.

 

Este relatório foi elaborado a partir de informações publicadas no site de relações com o investidor da Renner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *