Americanas S.A
17 de janeiro de 2023
A companhia
A companhia existe há mais de 90 anos e hoje é composta por dezenas de empresas como as famosas Lojas Americanas (lojas físicas), a B2W (composta pela Submarino.com, Shoptime e Americanas online) e a fintech AME. Além dessas três principais empresas, o grupo também detém as marcas Hortifruti Natural da Terra, VEM Conveniência (lojas de conveniência BR Mania dos postos Petrobras), Uni.co (Puket, Imaginarium e Love Brands), entre outras. Em 2021 as Lojas Americanas e a B2W se uniram para formar a Americanas S.A. Vamos analisar então os resultados das empresas de forma separada até 2020 e posteriormente de forma conjunta em 2021 e 2022.
Receita das Lojas Americanas (físicas)
Ao menos desde 2012 as tradicionais lojas americanas vêm apresentando lucros e suas receitas cresceram ano a ano até chegarem a uma queda em 2020 por conta da pandemia.
Receita B2W (lojas online)
Já as operações da B2W entregaram resultados negativos todos os anos de 2012 a 2020 e ao contrário das lojas físicas, passaram por uma elevação nas vendas em 2020, primeiro ano da pandemia.
Receita Americanas S.A (Lojas Americanas + B2W)
Desde 2021, com a união das duas empresas, as receitas juntas chegam a um novo patamar de receita, tendo um bom resultado ainda no primeiro ano, mas apresentando um prejuízo até o terceiro trimestre de 2022. Os dados do quarto trimestre ainda não foram divulgados, mas os números indicam que em 2022 a despesa com pessoal e o pagamento de empréstimo cresceram proporcionalmente mais do que as receitas:
Pagamento de empréstimos
Grande parte da receita da empresa é destinada para o pagamento de juros, como podemos ver nas tabela abaixo. Não é por acaso que os números seguem essa trajetória e sua explicação está na taxa de juros do Brasil, a famosa SELIC. De 2012 a 2016 a taxa passou de 7,25% em dezembro de 2012 a 14,25% em dezembro de 2015 e só passou a ter uma queda em 2016, justamente o pico de gasto com juros em relação às receitas das empresa. Em 2020 a texa SELIC caiu a 2% e as empresas registraram o menor valor de juros em comparação às receitas. As taxas de juros baixas não duraram muito tempo e já atingiram 13,75% em julho de 2022, fazendo com que o as proporção de juros em relação ao faturamento voltasse a subir.
A estratégia das Americanas S.A
As lojas americanas em suas operações de lojas físicas apresentam resultados positivos enquanto a operação de e-commerce enfrenta prejuízos há anos se considerarmos os resultados divulgados oficiais divulgados que não consideravam o rombo de R$20 bilhões. Assim como Amazon, Tesla e outras empresas passaram por anos e anos de prejuízos, essa também parece ser a ideia das Americanas.
Enquanto adquirem novas marcas e investem na sua fintech Ame, o objetivo parece ser ganhar cada vez mais terreno e se tornar cada vez mais poderosa para lá na frente tentar ditar as regras do jogo. O problema é que para a estratégia dar certo é necessário muito dinheiro de bancos e terceiros, mas com taxas de juros que sobem rapidamente no Brasil, a situação pode piorar muito rápido.
Também fica evidente que enquanto o e-commerce cresce e chama a atenção de empresários e investidores, tanto pequenas quanto grandes empresas têm feito de tudo para ganhar espaço sem os ganhos almejados por causa da forte concorrência que tem beneficiado muito os consumidores, mas nem tanto as empresas.
Além disso, diversas marcas adquiridas ou criadas pela empresa também apresentam resultados negativos, impactando ainda mais nos resultados da companhia. Talvez seja mais inteligente ter maior foco nas operações que são de fato rentáveis e reduzir sua necessidade de empréstimos para tentar sobreviver.
Observação: todos os dados foram baseados nos relatórios divulgados oficialmente pela empresa que, como é sabido, apresentam um rombo bilionário e podem divergir da realidade
DISCLAIMER: As informações contidas neste relatório lojas Americanas não constituem, nem tampouco devem ser interpretadas como um conselho, recomendação, oferta e/ou solicitação para compra ou venda de ações, títulos, valores mobiliários e/ou de quaisquer outros instrumentos financeiros.
Este relatório lojas americanas foi elaborado a partir de informações publicadas no site de relações com o investidor da Americanas.
Veja também: