Lojas Marisa
12 de dezembro de 2022
As lojas Marisa
A Marisa S.A é a maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil. A Companhia desenvolve e comercializa sob sua marca corporativa “Marisa” uma ampla variedade de produtos de qualidade a preços atrativos. Com mais de 65 anos de experiência, conhecendo e acompanhando as necessidades do público-alvo da Companhia, a Marisa construiu uma relação de cumplicidade e intimidade com a mulher brasileira. A companhia também atua no ramo de cartões e empréstimos para pessoa física.
Receita total
Após atingir um pico de faturamento em 2014 a companhia começou a sofrer com uma queda de faturamento e nunca voltou aos patamares originais. Os valores apresentados são valores correntes, que não consideram ajustes pela inflação, que caso fosse considerada agravaria ainda mais a situação. Em 2020 a empresa sofreu ainda mais com a pandemia, mas deve continuar estagnada em 2022. Em 2022 aproximadamente 81% da receita da empresa veio da revenda de produtos, 5,8% das operações de cartão de crédito e 13,2% das operações de crédito.
Custos
Os Custos de Produtos, Mercadorias e Serviços vendidos em comparação às Vendas de Produtos e Serviços ficaram em média 49% ao longo desse período com pico de 63% em 2020, um valor extremamente alto. É importante pontuar aqui que os custos das operações de crédito e cartões são proporcionalmente muito mais altas do que os custos da revenda dos produtos. Em 2022 o custo proporcional do varejo em relação às vendas foi de aproximadamente 35,5% enquanto os custos das operações de cartão de crédito e empréstimos foram de quase 83%.
Despesas com pessoal
As despesas com pessoal subiram até 2019 sendo que em 2020 começaram a se retrair na comparação com o faturamento. Essa proporção de gastos está próxima à proporção das lojas Renner.
Lucros e Prejuízos
De 2008 a 2014 a empresa apresentou resultados positivos, mas desde que a crise econômica se instaurou no país a companhia não conseguiu se recuperar e foi extremamente abalada pela pandemia, ainda sem perspectivas de retomada efetiva dos lucros. Valores abaixo estão representados em milhões de reais (R$).
A lucratividade média do período foi de -0,5%, sendo 2010 o maior valor registrado (8,3% em relação ao faturamento) e 2020 o pior (-15,4%).
Número de lojas
Após um processo de expansão forte até 2014 a empresa passou e reduzir suas operações justamente no início da crise econômica do Brasil e desde então vem tendo prejuízos com exceção de 2018. O fechamento de unidades é provavelmente uma tentativa de reduzir os danos e a estagnação no número de lojas desde 2020 indica a estratégia de que a abertura de novas lojas não é um caminho a ser seguido enquanto a situação econômica não melhorar.
O que podemos aprender com o grupo
O mercado de vestuário tem uma concorrência muito forte e segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE seu volume de vendas hoje é inferior ao ano de 2013, o maior volume da série histórica. Enquanto concorrentes como as lojas Renner tem se sobressaído e passado por cima das dificuldades do mercado, as Lojas Marisa tem sofrido no setor e amargado prejuízos nos últimos anos e fechando lojas para tentar reduzir os prejuízos. Abaixo estão os principais pontos relevantes da empresa:
- Seguindo as tendências, as lojas Marisa têm atuado no ramo de cartões e empréstimos, o que ajudaria a alavancar tanto o faturamento nesse segmento quanto das suas lojas. Não tem dado muito certo visto o custo das operações e a dificuldade financeira das famílias brasileiras;
- Atualmente o e-commerce tem se mostrado uma alternativa para estabilizar a situação da empresa. Nos últimos meses a companhia tem focado mais na rentabilidade e menos no volume de vendas;
- 67,3% das vendas online dos últimos meses tem sido feitas pelo próprio app da Marisa, mostrando uma tendência que também identificamos em outras empresa;
- Com dificuldades financeiras a empresa tem buscado recorrentemente reduzir duas despesas administrativas com a redução de lojas e renegociação de contratos. Como a receita não tem aumentado e os custos variáveis estão altos, não tem surtindo o efeito esperado;
- Embora uma alta inadimplência tenha prejudicado os resultados de janeiro a setembro de 2022 foi possível observar uma melhora no indicador a partir de agosto, o que pode dar um alívio para os resultados do quarto trimestre;
- A empresa tem investido aproximadamente 4,6% da sua receita em marketing, uma proporção que é praticamente o dobro da Renner, mas não tem conseguido obter resultados positivos.
- A situação da empresa só deve melhorar caso haja uma melhora consistente do consumo das famílias brasileiras de classes C e D. Parece haver uma certa lentidão da empresa enquanto seus concorrentes abrem novas lojas, criam e adquirem novas marcas para diversificar o portfólio.
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Este relatório foi elaborado a partir de informações publicadas no site de relações com o investidor das Lojas Marisa.
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