Como definir o pró-labore

Como definir o pró-labore

Saiba o que é e como definir o pró-labore do sócio

Todo funcionário de uma empresa tem seu salário e benefícios definidos, mas e o empresário, que é seu próprio patrão? Ele tem um salário? E se tem, quem o define e de quanto deve ser esse salário? Neste post vamos explicar esse conceito e como definir o “salário do sócio”.

O que é pró-labore?

Existem duas formas de o sócio ser recompensado pelo trabalho desempenhado na sua empresa. Uma delas é através da retirada de lucro. Após pagar todas as despesas, como salários, fornecedores e impostos, o dinheiro que sobra, (se sobrar), é o lucro, e este pode ser dividido entre os sócios. 

A outra forma é através do pró-labore. No contrato social da empresa é definido qual será ou quais serão os sócios administradores. O pró-labore será pago ao sócio administrador pelos serviços administrativos prestados e deve ser definido com o auxílio do seu contador.. Na prática, é como se fosse o salário do sócio pelo tempo que ele dedica à empresa.

Enquanto a divisão de lucros é opcional, o pró-labore é obrigatório a pelo menos um sócio, porém benefícios como 13º, FGTS e férias não são previstos em lei.

A importância de definir um pró-labore adequado

Primeiramente, definir um pró-labore é importante para mensurar o tempo e os custos das atividades desempenhadas pelo sócio. Imagine que você tem uma pequena sorveteria e apenas um funcionário. O funcionário fica responsável por servir o sorvete aos clientes e manter as mesas limpas. Logo, você como sócio fica responsável pela compra do sorvete, embalagens, material de limpeza, pelo caixa, pela propaganda, etc.

E se você não fizesse tudo isso, certamente teria que pagar alguém para fazer. Quanto você teria que desembolsar para pagar alguém que fizesse o que você faz? O pró-labore definido ajuda a ter essa noção e você passa a ter uma visão profissional do seu negócio.

É importante que o pró-labore seja compatível com a realidade da empresa e não com o que você quer. Não deixe o pró-labore drenar seu capital de giro nem a reserva financeira. A empresa precisa de caixa para honrar seus compromissos e manter a operação constante. 

Você já deve ter visto em algum lugar que é essencial separar o dinheiro da empresa do dinheiro do sócio. Definir um pró-labore serve justamente para evitar a mistura dessas contas.

Como definir o pró-labore

Primeiramente, deve-se mapear as atividades desenvolvidas pelo sócio. Baseando-se nelas, vamos aplicar a mesma lógica já citada neste artigo. Pesquise qual é o salário médio de um profissional que fosse realizar essas mesmas atividades.

Seria um salário de gerente? De diretor? De auxiliar administrativo?

Essa seria uma situação ideal, porém, sabemos que no mundo real as coisas nem sempre saem conforme gostaríamos. Empresas recém criadas geralmente definem um pró-labore baixo (por exemplo um salário mínimo) e não fazem retiradas de lucro pois estão em fase de crescimento.

Esta é uma alternativa conservadora que pode ser benéfica para empresas em estágio inicial ou empresas que estejam passando por crises.

O que muitos empresários fazem é definir o seu pró-labore oficial como um salário mínimo e fazem retiradas de lucro mensais de acordo com faturamento ou com o saldo em caixa. Esse formato serve como um bônus por desempenho e quanto melhor o resultado da empresa, maior a remuneração do sócio, sem prejudicar o caixa da empresa.

Conclusão

Toda decisão na empresa vai impactar as finanças. Com a definição do pró-labore não poderia ser diferente. Portanto, analise com atenção cada atividade desempenhada pelo sócio, pesquise salários compatíveis no mercado, pondere se vale mais a pena contratar um funcionário para desempenhar aquelas atividades ou fazer você mesmo(a), defina o papel de cada um na empresa e esteja sempre atento ao fluxo de caixa.

Defina um pró-labore que “caiba no bolso” da sua empresa. De qualquer forma, recomendamos consultar seu contador na hora de definir o pró-labore para que te oriente conforme as legislações vigentes.

Se você quer profissionalizar a gestão financeira do seu negócio mas não sabe por onde começar, entre em contato conosco e vamos conversar! 

Ligue para (61) 98147-6196 ou clique no botão verde para falar conosco pelo Whatsapp!

Como calcular o salário do sócio