O que é Fluxo de Caixa?

 

Como já falamos em outro post, o controle financeiro e uma rotina bem estabelecidas são fundamentais para uma gestão financeira eficiente. Todas os dados coletados precisam ser visualizados e analisados!

Uma das maneiras de entendermos todas as informações e números, é através do famoso fluxo de caixa. Esse termo é figurinha carimbada em discussões sobre gestão financeira no mundo empresarial. Caso ainda não saiba do que se trata, não se preocupe. Estamos aqui para descomplicar as finanças para você!

O fluxo de caixa é uma ferramenta muito poderosa que auxilia um gestor a tomar decisões, em que o movimento de todas as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa indicam para onde seu negócio está caminhando.

É fundamental o registro de TODAS as entradas e saídas, desde as pequenas movimentações de poucos reais até grandes movimentações. Esses registros devem ser feitos com disciplina, de preferência atualizando-os diariamente para não acumular movimentações atrasadas ou correr o risco de você se esquecer de algo.

No começo você terá muito trabalho para ter um fluxo de caixa certinho, mas com o tempo você não conseguirá viver sem. Você já sonhou olhar para uma folha de papel ou tabela e entender absolutamente tudo o que está acontecendo com sua empresa? Que tal bater o olho em uma folha e identificar várias oportunidades de corte de gastos desnecessários? O Fluxo de Caixa te proporciona isso!

Leia mais em nosso Blog: https://roamagestao.com.br/blog/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *