Por que as empresas não conseguem fazer o básico

Por que as empresas não conseguem fazer o básico?

Por que as empresas não conseguem fazer o básico?

 

Domingo, dia das mães, é dia de comer com a família. Para evitar aquela bagunça na cozinha surge a ideia de encomendar o almoço com uma empresa de buffet de renome em Brasília com vários dias de antecedência. A empresa combinou que até às 11 horas a entrega seria feita, com todos os alimentos já preparados.

 

A mesa estava posta à espera da refeição. Deu 11h30 e nada. Às 12h a empresa foi acionada para entender o motivo da demora e resposta foi de que houve um pequeno atraso e tudo seria resolvido em breve. Trinta minutos depois, nada. Por fim, às 13h o interfone toca. Ao descer para buscar os alimentos e pagar a conta, o carro de entregas já havia largado a comida na portaria e saído sem receber o pagamento.

 

Veio a surpresa: todos os alimentos estavam congelados. Qual seria o sentido de fornecer alimentos congelados para um almoço de dia das mães num horário que todos já deveriam estar comendo? E o entregador que nem se lembrou de receber o pagamento? Além de todo o trabalho que deveria ter sido evitado, que acabou tendo que ser refeito e sujou toda a cozinha. Por fim, a família teve que comer outra comida, porque demoraria demais para descongelar e preparar o que chegou.

 

Esse é apenas um exemplo de que coisas simples se tornam uma dor de cabeça desnecessária, dentre milhares de casos que acontecem todos os dias. Infelizmente, nem o básico consegue ser feito por grande parte das empresas, que vivem em uma zona completa, enfrentando problemas financeiros e com colaboradores que não sabem o que fazer. Qualquer pequeno serviço contratado vira uma grande novela cheia de insatisfação para os clientes. 

 

Falta organização, instrução, noção e atenção. Falta simplesmente gestão. E não há nenhum mistério sobre o que é ser minimamente organizado. Provavelmente a demanda foi maior do que a capacidade, há alta rotatividade de funcionários, os donos devem estar distantes do dia a dia da empresa e se não fossemos atrás do pagamento provavelmente ninguém teria percebido esse erro. 

 

Não consegue atender a demanda? Não venda. Tem problemas com funcionários? Treine. Teve um problema que prejudicará a entrega? Avise. Sua empresa tem dificuldades financeiras? Busque entender o motivo. Está faltando dinheiro? Corte todos os custos desnecessários. Está com falta de clientes? Mexa-se. Teve algum problema? Corrija. O que não pode é esperar que os problemas sejam resolvidos magicamente.

 

Parece que simplesmente conseguir entregar o combinado já te coloca à frente da gigantesca maioria das pessoas e empresas como se fosse algo extraordinário, quando deveria ser o mínimo. Sobram teorias, modelos inovadores, nomes em inglês e siglas bonitas, mas falta o básico.

 

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