Relatório Cia Hering

Relatório Cia Hering

CIA HERING

30 de janeiro de 2023

 

Por Andréia Miguens

 

A antes conhecida como Cia Hering (listada na bolsa como HGTX3) representa uma das mais antigas marcas brasileiras, com início de suas atividades no século XIX. Constituída em Blumenau, Santa Catarina, entrou no mercado de varejo em 1880 voltando sua produção aos públicos feminino e masculino, tanto adulto quanto infantil.

 

Nos anos 2000 se consolidou cada vez mais ao se dividir em submarcas suas produções e vendas com a criação das marcas PUC (que veio a ser descontinuada), Dzarm e Hering Kids, além de manter a própria Hering voltada ao público adulto.

 

Muitas vezes dividimos as situações de compra, venda, fusão a dois cenários: quando a empresa está mal das pernas e quer se salvar de alguma forma; ou quando ela está com bom desempenho no mercado e busca expandir seus negócios e multiplicar a receita. A Cia Hering alcançou o meio-termo em sua fusão com o Grupo Soma, que adquiriu a marca em setembro de 2021 e vamos explanar os últimos 9 anos da Cia Hering até esse acontecimento que chamou a atenção do mercado varejista.

 

Adiantamos que haverá a parte 2 dessa história, mas do ponto de vista do Grupo Soma — desde o seu histórico até acontecimentos mais recentes como a aquisição aqui apresentada. Então já fique de olho no próximo relatório Cia Hering.

 

Receitas e Custos

 

As receitas da Cia Hering ficaram estagnadas entre 2012 a 2019 e sofreram uma forte queda em 2020 por causa da pandemia. Ao mesmo tempo a proporção de gastos com Insumos de Terceiros (Materiais, Custos, Energia Elétrica e Outros Gastos com Terceiros) passou de 51% da Receita total para 68% em 2020. Se considerarmos a inflação de todo o período chegaríamos à conclusão que as vendas já estavam piorando antes mesmo da pandemia. Tal cenário foi um dos motivos para a fusão com o Grupo Soma em 2021.

 

 

Comparativo de Receita de Vendas e CMV: 2012 a 2020 (R$ milhões)

Receitas Hering
Receitas Hering

 

Depreciação, Impostos e Pessoal

 

Nos últimos anos a proporção de impostos pagos em relação à receita caiu de 19% para 7% por causa de mudanças na legislação tributária, fenômeno que tem se repetido em diversos concorrentes. Já as despesas com pessoal passaram de 11% para 21% em 2020, um patamar acima de outros concorrentes que ficam próximos à 12%. A depreciação dos seus ativos chegou a atingir 7% da receita no ano de 2020, uma tendência de alta que também tem se repetido em outros concorrentes já que as receitas não estão crescendo na mesma proporção.

Depreciação pessoal e impostos Hering
Depreciação pessoal e impostos Hering

 

Resultados Financeiros

 

Ao contrário de parte dos seus concorrentes a Cia Hering apresenta resultados financeiros muito bons enquanto seus rivais apresentam prejuízos fortes nessa categoria. Os resultados positivos ajudam muito os resultados finais da empresa a alcançar lucros proporcionalmente muito bons, como veremos mais abaixo. O ano de 2020 foi excepcional em decorrência da atualização monetária do crédito presumido de ICMS, PIS e COFINS. Nos outros anos grande parte do resultado também veio por atualizações monetárias de créditos presumidos de impostos enquanto o pagamento de juros de empréstimos foi relativamente baixo.

Resultado financeiro Hering
Resultado financeiro Hering

Fonte: elaborado pela Roama com base em dados extraídos da DVA da Cia Hering (sítio https://sistemas.cvm.gov.br/) e relatórios de resultados da S.A.

 

Tratando-se das disponibilidades e gestão de dívidas, a Cia demonstra eficiência na gestão de caixa, uma vez que possui sempre caixa e equivalentes suficientes para cobrir as dívidas (de curto e longo prazo). Além de não acumularem suas dívidas e manterem elas quitadas, conduzem o processo de forma que não tentam pagar todas de uma só vez, ação que pode prejudicar o caixa. Usualmente negociam empréstimos a longo prazo, havendo margem para pagá-los no período seguinte.

 

Balanço Financeiro Consolidado: 2012 a 2020 (R$ milhões)

Disponibilidades e gestão de dívidas Hering
Disponibilidades e gestão de dívidas Hering

Fonte: elaborado pela Roama com base em dados extraídos da DVA da Cia Hering (sítio https://sistemas.cvm.gov.br/) e relatórios de resultados de autoria da S.A.

 

Resultado Final da S.A.

 

De 2012 a 2020 a empresa conseguiu ótimos resultados proporcionalmente falando, mesmo eu eles tenham ficado estagnados ou até sofrido quedas. Enquanto parte dos seus concorrentes não tem conseguido nem apresentar lucros, todos os anos de 2012 a 2020 tiveram resultados acima de 10% de lucratividade em comparação às receitas, um resultado excelente. No ano de 2021 a empresa começou a apresentar resultados bem abaixo, com lucro próximo a zero, o que pode ter sido um dos motivos para a fusão com o Grupo Soma.

 

Resultado Final Consolidado: 2012 a 2021 (R$ milhões)

Resultado líquido Hering
Resultado líquido Hering

Fonte: elaborado pela Roama com base em dados extraídos da DVA da Cia Hering (sítio https://sistemas.cvm.gov.br/) e relatórios de resultados de autoria da S.A

 

O que podemos aprender com o grupo

 

Estabilidade – A Cia conquistou isso com alguns fatores:

  • Produção própria: a Hering consolidou três polos industriais no Brasil, concentrando grande parte da sua produção;
  • Busca e negociação com fornecedores com preços mais baratos, uma vez que nos últimos anos vem utilizando alguns produtos da China;
  • Diversificação de fontes de venda: lojas próprias, multimarcas, franqueados e e-commerce;
  • Foge de endividamento! Possui gestão eficiente das dívidas que deve arcar, financiando-as a longo prazo e mantendo planejamento e execução do pagamento. Logo não arca com muitos juros;
  • Boa geradora de caixa e disponibilidades, fato que permite manter a estabilidade frente a imprevistos.
  • Responsabilidade socioambiental: Posicionamento em pautas sociais desde a conhecida campanha de câncer de mama até a participação ativa em grupos de responsabilidade ambiental. No relatório publicado pela Cia em 2020, a marca pontua diversas ações na gestão e produção do vestuário, tal como redução significativa no consumo de água e reaproveitamento de toneladas de malhas.
  • Força de marca: Adaptação ao mercado, mesmo passando por reestruturações, não perdeu a identidade e manteve a ideia de preço “meio-termo” e acessível, criando e participando sempre de campanhas, com um tom mais leve e imagem acolhedora e “confortável”.
  • Agir rápido: mesmo apresentando resultados positivos até 2020, o ano de 2021 começou bem desafiador com a piora dos resultados causados pela pandemia. Em vez de aguardar a situação piorar, optaram pela fusão com o Grupo Soma para evitar que a situação se deteriorasse rapidamente.

 

 

DISCLAIMER: As informações contidas neste relatório Cia Hering não constituem, nem tampouco devem ser interpretadas como um conselho, recomendação, oferta e/ou solicitação para compra ou venda de ações, títulos, valores mobiliários e/ou de quaisquer outros instrumentos financeiros.

 

Este relatório Cia Hering foi elaborado a partir de informações publicadas no site de relações com o investidor do Grupo Soma e no site da CVM.

 

Veja também: 

Relatório do Burger King Brasil (Grupo Zamp)

Relatório do Grupo Renner

Relatório das Lojas Marisa

Relatório C&A

Relatório Arezzo

Relatório Le Lis Blanc

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