Vou ter dinheiro no final do mês?
Imagine que você esteja andando em um lugar desconhecido, com muita névoa e precise atravessar uma área perigosa. Naturalmente você vai sentir muito medo por não saber se conseguirá atingir seu objetivo.
A maioria das empresas passa por isso todo mês ao se perguntarem se conseguirão chegar ao fim do mês com todos os fornecedores e colaboradores pagos em dia. Tal preocupação gera ansiedade, angústia e tira o sono, fazendo com que o desempenho do próprio empresário seja prejudicado por não conseguir raciocinar direito.
Uma parte dos empresários evita buscar essa resposta porque não quer encarar a dura realidade da maioria dos pequenos negócios. É como deixar de testar a população porque mais exames revelarão mais infectados com COVID-19. Não adianta, uma hora a bomba vai estourar.
O que preciso fazer para saber se terei dinheiro para pagar tudo?
Passo 1:
Se você ainda não tem um controle financeiro estruturado, faça uma lista de todas as despesas que terá que pagar até o fim do mês. Inclua despesas fixas, as despesas variáveis que você já contratou (Ex: mercadoria para revenda que você já comprou) e já tem o compromisso de pagar dentro desse mês e posteriormente inclua aquelas que você ainda não tem o compromisso de pagar, mas com certeza terá até o fim do mês (Ex: mercadoria que você com certeza terá que comprar e pagar ainda esse mês).
Ao final você terá um total de despesas a pagar durante o mês.
Passo 2:
Qual é a projeção de recebimentos da sua empresa? Quanto você RECEBERÁ neste mês? É importante lembrar que nem toda venda de um mês se transforma em dinheiro no próprio mês.
Para saber isso, busque no site da máquina de cartão de crédito todo o dinheiro que você tem a receber neste mês. Se você trabalha com boletos, some o valor de boletos a receber já considerando uma margem de inadimplência.
Depois disso, some os valores que você terá a receber de vendas que ainda não ocorreram. Só vale incluir nessa conta o dinheiro que cairá dentro do próprio mês! Desconsidere parcelas que serão recebidas só nos próximos meses.
Passo 3:
Com as entradas projetadas, tire as despesas. Se você tiver dinheiro suficiente, ótimo! Se a conta não fechar, fique feliz por ter descoberto isso antes do dinheiro acabar.
Passo 4:
Faltou dinheiro. E agora?
Agora você precisa pensar numa maneira de fazer essa conta bater. Você tem as seguintes opções:
- antecipar cartões ou boletos
- criar promoções com recebimentos em dinheiro e cartão de débito
- negociar com o fornecedor um prazo maior para pagamento
- eliminar alguma despesa que não seja tão essencial
- pegar um empréstimo
- comprar menos estoque
Cuidado! Todas essas medidas têm efeitos colaterais que precisam ser calculados. As antecipações de recebíveis e empréstimos costumam ter custos comprometedores no médio/longo prazo, levando até 10% do seu faturamento mensal. Renegociar muitos prazos com os fornecedores pode fazer com que sua credibilidade seja abalada, prejudicando o abastecimento do seu negócio. Promoções em excesso viciam os clientes, que esperarão sempre uma promoção sua para poder comprar e te deixarão refém de margens baixas. A redução de algumas despesas pode prejudicar o funcionamento da sua empresa, como por exemplo o marketing que ajudaria nas suas vendas. Um estoque menor pode prejudicar suas vendas e consequentemente estrangular suas empresa.
Tudo deve ser bem pensado e testado. Testou e deu errado? Arrume o problema rápido!
Em nossas consultorias conseguimos perceber o alívio dos empresários em finalmente ter a resposta para essa pergunta. A situação financeira geralmente é bem diferente daquela que eles imaginam, mas nunca conseguiram identificar sem as atitudes corretas
Não é uma tarefa fácil, mas você não pode ser pego de surpresa. Tome uma atitude rápida e vire o jogo logo!
Leia também este nosso artigo em que dizemos o que o empresário deveria fazer no primeiro dia do mês: https://roamagestao.com.br/blog/o-que-todo-empresario-deveria-fazer-no-1o-dia-do-mes/